17Mar/20

Por que as pessoas gostam tanto de seguir influenciadores?

Por que as pessoas gostam tanto de seguir influenciadores?

Você segue influenciadores digitais? Se sim, saiba que não está sozinho: mais de 56 milhões de pessoas também fazem isso com frequência. O número que equivale a 639 Maracanãs lotados e quase duas vezes e meia a população da Grande São Paulo. O dado foi revelado pelo estudo #Hashtag Seguidores, realizado pela Diário de Campo Pesquisa, que buscou entender o que nos faz acompanhar a vida de desconhecidos nas redes sociais.

Para o levantamento, foram ouvidas mais de 1.200 pessoas de todas as regiões do país, de 14 a 55 anos, das classes ABC. Dessa amostra, foi constatado que 84% segue algum influenciador nas redes sociais.

A primeira parte da pesquisa foi dedicada a medir a intensidade da relação entre os seguidores e influencers do Instagram. Entre os entrevistados com perfil nessa rede social, 43% declararam que acompanhar as fotos e stories dessas pessoas é um vício. Quando o assunto é o uso geral da rede social, 64% assumiram ser viciados. O número, já considerado alto, pode ser ainda maior, afinal muita gente não consegue admitir que essa relação é exagerada.

O que motiva o “follow”?

Os entrevistados foram questionados sobre as razões pelas quais acompanham outras pessoas nas redes. Para 57%, essa é uma forma de acompanhar dicas de compras, beleza, receitas ou viagens, por exemplo.

No geral, as pessoas optam por seguir quem vai contribuir com algo em suas vidas, mesmo que de maneira momentânea. Ou seja, o interesse das pessoas é pautado em interesses pessoais.

Outras motivações destacadas na pesquisa são a liberdade – poder interagir com os conteúdos quando e se desejar – e também a sensação de intimidade. Nesse último caso, a possibilidade de acompanhar em detalhes a rotina de alguém e poder falar diretamente com ele faz com que as pessoas tenham a sensação de amizade – um em cada cinco entrevistados disse que considera ter mais proximidade com influencers do que com amigos reais.

Se ele consome, eu compro

Um influenciador, como o próprio título revela, tem o poder de persuadir seus seguidores. E o estudo confirmou isso: entre as pessoas ouvidas pelo Diário de Campo Pesquisa, 76% declararam que já mudaram de opinião sobre alguma coisa por conta de um instagrammer, 56% já conheceram marcas por indicação feita por influencers e 51% foram apresentados a produtos/serviços pelas pessoas que seguem no Instagram.

> Veja o estudo da íntegra aqui.

Mais números sobre o assunto¹

  • 52% dos internautas brasileiros seguem algum digital influencer.
  • Entre os entrevistados, 59% afirmam seguir mulheres influenciadoras e 44% dizem acompanhar homens.
  • A faixa etária do público é, em sua maioria, de 16 a 24 anos (75%). Na sequência, estão os grupos de 25 a 34 anos (62%) e de 35 a 54 anos (40%).
  • Esses internautas se enquadram nas classes B (58%), A (56%) e C (48%).
  • A maioria está concentrada na região Norte (60%) e Nordeste (56%). Na sequência, estão as regiões Sudeste e Centro-Oeste (52%). O Sul é o que menos acompanha influenciadores (41%).
  • Os conteúdos que os seguidores de 16 a 24 anos mais buscam são humor (41%), cultura e entretenimento (29%) e beleza (27%). Na faixa de 35 a 44 ou com mais de 55 anos, saúde é o tema de maior interesse, 35%. As mulheres (41%) são as que mais seguem para ver saber sobre gastronomia e culinária (30%).
  • 50% dos internautas brasileiros compram produtos ou serviços indicados por digital influencers. Destes, 56% são mulheres, 54% do Nordeste, 60% de 16 a 24 anos e 54% de 25 a 34 anos.
  • Entre os itens mais comprados estão roupas (26%), maquiagens (24%), comidas (23%), eletrônicos (21%) e perfumes (19%).
  • 35% já visitaram algum lugar indicado por um digital influencer.

¹Fonte: Pesquisa Influenciadores Digitais – Ibope Inteligência.

Os números só comprovam que os influenciadores têm muito potencial para divulgar marcas de todos os setores e impulsionar as vendas. Está esperando o que para começar a trabalhar em estratégias online certeiras? Conte com o apoio da boo-box/ftpi, uma empresa do Grupo FTPI, para ajudar você a desenvolver campanhas digitais que atinjam seu público. Fale conosco!

Últimas notícias do mercado
Por que as pessoas gostam tanto de seguir influenciadores? Estudo do Diário de Campo Pesquisa buscou entender o que motiva milhões de pessoas a acompanharem digital influencers. Podcasts: Brasil é o segundo país com maior avanço no formato Produção cresceu 85% entre janeiro e novembro de 2019 no país, segundo a Voxnest. IBOPE atualiza a representatividade do ponto de audiência televisiva Com base nas novas estimativas populacionais, instituto alterou os dados de medição nos 15 principais mercados do país. Tendências: o que estará em alta na publicidade e marketing em 2020 Tecnologia deve mover mercado, mas experiência humana ainda é importante para o consumidor. Parceria entre TVs e YouTube abre oportunidades para marcas Emissoras estão investindo na produção online para aumentar proximidade com o público. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2020 | © Todos os direitos reservados