13Nov/17

OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade

Impulsionado pelo avanço digital, hábitos dos consumidores e interesse do mercado em pesquisas e métricas precisas, o setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e têm fôlego para ampliar negócios. Só no primeiro semestre, o meio representou 2,8% do bolo publicitário, acumulando cerca de R$ 1,7 bilhão em valores brutos no período, segundo o Kantar Ibope Media. Comprovar a eficácia do segmento tem sido uma das principais metas das empresas do setor que vêm oferecendo ao mercado dados cada vez mais relevantes.

Campanha do Ministério do Turismo na Linha Amarela do Metrô de SP (divulgação)
Campanha do Ministério do Turismo na Linha Amarela do Metrô de SP (divulgação)

 

Na semana passada mais um passo foi dado. A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) apresentou ao mercado o Guia ABA de Métricas OOH, criado com o objetivo de estabelecer métricas únicas. O guia analisa e chancela o que existe de mais avançado em métricas de OOH no mercado brasileiro, validando duas metodologias: o Mapa OOH, desenvolvido por uma associação composta por empresas do setor; e a auditoria OOH, do Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

A novidade, idealizada pelo Grupo de Métricas de OOH da ABA, pertencente ao Comitê de Mídia da Associação, foi amplamente discutida com agências, anunciantes, empresas e entidades do setor, como a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH) e o Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado de São Paulo (SEPEX-SP).

“Esse é mais um movimento que deve impulsionar os investimentos publicitários no meio OOH. O Brasil tem enorme potencial de crescimento e oportunidade infinitas nesse mercado, que está sempre se transformando, evoluindo”, explica Francisco Tornelli, presidente do Grupo FTPI, conglomerado de empresas que trabalham a consultoria, o planejamento e a compra de mídia junto a agências e clientes, com forte atuação em OOH desde a década de 80.

 

Mapa OOH e Auditoria OOH – O Mapa OOH é um projeto criado a partir da associação de empresas do setor para oferecer métricas e ferramentas, permitindo a agências e anunciantes planejar e avaliar campanhas de OOH com dados de alcance e frequência. Ele tem como objetivo otimizar os investimentos no meio como um todo, tornando o setor ainda mais atrativo. O projeto segue as recomendações da Sociedade Europeia de Pesquisa de Opinião e Mercado (ESOMAR, da sigla em inglês), principal órgão internacional de desenvolvimento de estudos e pesquisas de mídia que reúne fornecedores nacionais e internacionais com larga experiência em seus campos de atuação.

Já a auditoria OOH é um serviço do IVC que envolve duas verificações: auditoria de inventário e auditoria das campanhas. O movimento representa uma inovação para o mercado publicitário brasileiro, além de evolução para que a mídia out of home (OOH) seja ainda mais atraente para os investimentos dos anunciantes.

A verificação do IVC abrange a quantidade dos pontos da empresa. Além disso, certifica as condições de funcionamento, assegurando a funcionalidade das faces visando à veiculação da publicidade. Para garantir a precisão e atualização das informações, essa auditoria é contínua, com relatórios e certificações mensais. A auditoria de campanhas averigua toda inserção de publicidade, desde a montagem do equipamento e inserção do anúncio à retirada da peça. O processo abrange todo o período de veiculação da campanha.

Últimas notícias do mercado
Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Rádio mantém sua presença pelo Brasil Pesquisa revela que 32% das pessoas prestam atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio 4 dicas para descomplicar um plano de mídia all-line Agora é tudo all-line. Confira quatro dicas da equipe boo-box/ftpi para descomplicar a construção de um plano de mídia Sinais de recuperação no varejo surgem após quatro anos Setor cresce 3,1% com a ajuda do e-commerce Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados