18Jun/19

Fim dos likes: entenda como a mudança no Instagram afeta a publicidade

Fim dos likes: entenda como a mudança no Instagram afeta a publicidade

O Instagram anunciou recentemente na F8, conferência anual para desenvolvedores do Facebook, o teste de um novo recurso que gerou preocupação entre alguns influenciadores digitais e profissionais de comunicação. Chamado de contagem privada de curtidas, nesse método apenas o dono do perfil poderá visualizar o número de likes que a publicação obteve. Ou seja, os demais usuários não terão acesso a esse dado.

O Instagram justificou que a plataforma deve ser um local para as pessoas se expressarem e, por isso, o experimento, que começará com usuários selecionados do Canadá, tem a intenção de atrair mais publicações de conteúdo em vez de estimular métricas de popularidade.

Instagram sem as curtidas públicas
Foto: Divulgação/Instagram

O impacto desta mudança

Como já falamos por aqui, criadores de conteúdo possuem grande influência sobre a audiência. E é por isso que estão sendo cada vez mais utilizados por pequenas, médias e grandes instituições como parte da estratégia para alavancar vendas e também o reconhecimento de marca. Com mais de 1 bilhão de usuários mensais, o Instagram é a rede queridinha dos empreendedores. Segundo dados divulgados pela própria companhia em 2018, mais de 2 milhões de empresas do mundo todo anunciam na rede social para compartilhar momentos, produtos ou serviços e assim gerar resultados comerciais.

Hoje, para avaliar um influenciador ou o retorno de uma ação com ele, muitas métricas são utilizadas para verificar o engajamento, e, entre elas, estão as curtidas. Com essa mudança, a dificuldade para analisar qual creator é melhor para o seu cliente ou se utilizá-lo em uma campanha está sendo um bom negócio aumenta. Mas isso não precisa gerar tanta preocupação. Apesar de ser uma grande alteração, ela não afetará na entrega para as marcas. Afinal de contas, o público continua existindo e se manterá fiel ao influenciador.

A única mudança será na forma em que mensuramos e analisamos esses dados, que atualmente são públicos, o que tornava esse trabalho mais prático e rápido. Confira algumas adaptações que poderão se tornar necessárias quando o novo recurso for lançado:

  • É provável que a partir de agora seja ainda mais importante que as agências solicitem aos Instagrammers cogitados para determinada ação o mídia kit, que deverá conter informações superorganizadas e atrativas sobre o perfil da audiência e o engajamento dela.
  • O fim das curtidas públicas também afetará no andamento da parceria, já que não será mais possível acompanhar os resultados em tempo real. Para resolver essa situação, o influenciador deverá gerar relatórios diários para que a agência analise a performance de determinada publicação ou interação.
  • Todos os dias são criadas novas ferramentas e funções que suprem alguma necessidade. É possível que com essa mudança surjam outras formas para facilitar esse levantamento ou até mesmo o lançamento de um novo indicador em substituição ao dado sobre número de likes das publicações.

Agora você já sabe como a nova política do Instagram vai impactar o dia a dia de quem trabalha diretamente com influencers. Então é hora de pensar o que ele tem a agregar aos usuários. Acredita-se que, com os likes escondidos, a pressão em ter um “feed perfeito” diminua e que com isso os usuários passem a publicar conteúdos em que realmente acreditam, não compartilhando um vídeo ou uma foto apenas pelo retorno em forma de curtida.

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