05Jul/18

Engajamento digital: como jogadores de futebol ajudam no seu negócio

Como jogadores de futebol ajudam no seu negócio

Com a Copa do Mundo em pauta, muitas marcas aproveitam para incorporar a temática do futebol em suas propagandas e campanhas. A estratégia pode até parecer clichê, mas o amor do brasileiro pelo esporte rende muito material para as empresas e departamentos de marketing trabalharem com elementos que chamam a atenção desse público, e isso não somente durante o mundial, mas também ao longo do ano. Uma das jogadas das empresas que está fazendo sucesso é usar a influência dos jogadores de futebol para melhorar a imagem das companhias.

Com o Twitter e o Instagram, principalmente, a percepção que temos da imagem desses jogadores é muito diferente da que se tinha há dez ou quinze anos. Se antigamente essas pessoas apareciam mais como influenciadores somente durante os maiores eventos do futebol, hoje, os grandes jogadores passam o ano inteiro em evidência e usam as redes sociais não somente para mostrar o seu cotidiano, como para marcar presença nesse mercado super disputado.

Com o Twitter e o Instagram, principalmente, a percepção que temos da imagem desses jogadores é muito diferente da que se tinha há dez ou quinze anos. Se antigamente essas pessoas apareciam mais como influenciadores somente durante os maiores eventos do futebol, hoje, os grandes jogadores passam o ano inteiro em evidência e usam as redes sociais não somente para mostrar o seu cotidiano, como para marcar presença nesse mercado super disputado.
Jogadores muito famosos como o Cristiano Ronaldo, de Portugal, o brasileiro Neymar e o Lionel Messi, da Argentina, também são os mais seguidos das redes sociais. E eles sabem disso: não é raro ver algum deles usando suas contas e número enorme de seguidores para divulgar as marcas com as quais já têm parceria. E, do outro lado, essas empresas também aproveitam para vincular suas imagens às dos craques e explorar o engajamento digital que eles têm nas redes.

O que faz os jogadores serem tão populares

Se há dez anos, ser jogadores de futebol já era o sonho de muita criança por aí, a entrada dos jogadores nas redes sociais colocou o esporte num patamar muito desejável. Ser um craque passou a ser vinculado com uma vida de fama, luxos e viagens, mas não necessariamente com a conotação negativa de ostentação que se via antigamente. O Instagram tem grande responsabilidade na mudança da imagem desses jogadores, que passaram a ser exemplos de estilos de vida para seus seguidores.

Essa incorporação do futebol pelas grandes empresas, além de se aproveitar de uma sofisticação da imagem do futebol nas redes, também acontece num momento de mudança de hábitos dos consumidores ao redor do mundo. A busca por um estilo de vida mais saudável combina perfeitamente com o que esses craques representam, com a quantidade de treinos, as dietas super controladas e a preferência que eles têm por esportes.

O que muitas companhias fazem, então, é vincular sua imagem não ao futebol que o craque joga, mas ao status de atleta que ele carrega.

Outra estratégia que tem sido adotada é seguir pela linha que mostra a superação do jogador para chegar onde está. Independentemente do aspecto que a sua empresa deseja vincular à imagem de um jogador, vale a pena considerar o impacto positivo que ele teria sob a marca, tanto pela popularidade do futebol como esporte quanto pelo apelo que esse esporte tem na vida dos consumidores brasileiros.

Como chegar nos jogadores

Um dos jeitos mais fáceis de usar a imagem de um jogador de futebol a favor da empresa é colocá-lo diretamente para estampar as campanhas publicitárias, seja na televisão, na internet ou em revista e outdoors. Apesar de isso cumprir com o seu objetivo, esse tipo mais direto do uso da imagem pode também acabar sendo mais caro.

O mais simples no caso dos jogadores é aproveitar a influência que eles têm no mundo digital para colocar a sua marca em evidência na timeline de quem acompanha a vida deles.

Publieditoriais já fazem parte da rotina virtual da maioria dos atletas, e um dos jeitos mais fáceis de começar uma parceria é enviando amostras dos seus produtos para que o jogador possa tomar conhecimento e se familiarizar com o interesse em usá-lo como canal de comunicação.

Outra estratégia que deveria estar no radar da sua empresa é fazer parcerias de curto prazo com esses jogadores para apoiar causas que eles também apoiam. Além de despertar o interesse do atleta na sua marca, é possível vincular a sua empresa a alguma ação positiva para a comunidade, e que chame a atenção do seu público por meio do aval de um desses jogadores.

E não dá para não listar o patrocínio direto de jogadores de futebol, que não deixa de ser uma boa estratégia a longo prazo. Com eles carregando o nome da sua marca em eventos, treinos e jogos, o alcance da sua ação é muito maior, além de a sua empresa carimbar o apoio em cima de um desses craques.

Para que isso fique mais claro no seu radar, é interessante dar uma olhada na quantidade astronômica de seguidores que cada seleção no mundo e cada jogador têm nas redes sociais. Não há caminho mais rápido para conquistar um público desse tamanho:

Jogadores e times mais engajados no digital

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