29Mai/19

Dia dos Namorados: qual o perfil dos consumidores apaixonados?

Dia dos Namorados: qual o perfil dos consumidores apaixonados?

Junho se aproxima e as lojas começam a se preparar para uma data importante no calendário: o Dia dos Namorados. Fotos apaixonadas, frases fofas, coraçõezinhos e, claro, a cor vermelha tomam conta de todos os cantos. O que para os casais é uma oportunidade de demonstrar carinho e amor, para o comércio é uma chance de acelerar as vendas, principalmente para quem trabalha com e-commerce. Somente em 2018, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimou lucros em torno de R$ 2,6 bilhões. Em 2017, as lojas online haviam faturado mais de R$ 1,7 bilhão com a data.

Os números só comprovam que, para quem quer ganhar dinheiro, a hora é agora. Se você ainda não planejou as campanhas para seus clientes, comece entendendo melhor o perfil e comportamentos desse público e desenvolva as melhores estratégias para fisgar os corações dos namorados.

Dados sobre o Dia dos Namorados: perfil dos consumidores

Afinal, quem são os apaixonados?

  • 36% dizem ser planejadores, cuidando de todos os detalhes com antecedência para tornar o momento ainda mais especial¹. Outro dado ajuda a comprovar isso: as vendas começam a subir cerca de 12 dias antes do evento².
  • 21% consideram-se improvisadores, ou seja, deixam fluir a forma de comemorar a data sem grandes preocupações¹.
  • Apenas 3% reconhecem ser reservados, comemorando esse dia de maneira bem discreta¹.
  • Segundo pesquisa que envolveu 25 milhões de usuários, 27 mil transações e 1.200 sites, somente 8% das pessoas que compraram algo no período do Dia dos Namorados já eram clientes desses e-commerces. Ou seja, 92% dos consumidores fizeram sua primeira compra para a data³.
  • Quem comprou presentes pela internet prefere pagar com cartão – 64,9% das operações de venda³.
  • Se você está se perguntando qual o caminho que os apaixonados percorreram para chegar às lojas online, saiba que a maior parte do tráfego das campanhas partiu do Google Adwords (26%), seguido por
  • Google orgânico (24%), tráfego direto (12%) e e-mail marketing (11%)³.
  • Quanto aos valores, o maior ticket médio é da categoria de eletrônicos, que lidera a lista com R$ 2.041. Na sequência, estão os eletrodomésticos (R$ 1.876,40), hotéis e viagens (1.318,29) e multivarejo (R$ 621,82)³.

Fontes:
¹Painel eCGlobal Brasil (2018).
²Criteo (2018).
³Social Miner em parceria com Neoatlas, NeoAssist e Vindi (2018).

Para aquecer o coração… e o comércio!

Mesmo com todo esse clima no ar, o motivo dessa comemoração acontecer em 12 de junho não é tão romântica assim. Enquanto nos Estados Unidos e diversos países da Europa os apaixonados já comemoravam em fevereiro o Valentine’s Day, por aqui, em 1948, o publicitário João Dória percebeu que as vendas desaceleravam no meio do ano. E foi assim que ele escolheu essa oportunidade para agitar o comércio em uma ação especial. Já o dia teria relação com a celebração de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, que acontece em 13 de junho.

Apesar de ter nascido em uma campanha específica, muitas marcas passaram a adotar a data e hoje, mais de 7 décadas depois, ela é considerada uma das mais lucrativas do ano.

A data está chegando. E agora?

O Dia dos Namorados está batendo na porta e você não começou a fazer as campanhas de seus clientes ainda? Então não perca tempo, esse é o momento de lançar as ações de engajamento e interagir com seus clientes, pois agora que eles estão pesquisando sobre os produtos e pode ser a chance de conquistar vendas. Para isso, conte com o apoio das redes sociais, Google Ads e também envie e-mails marketing. Criar conteúdos com dicas no blog também é outra ótima alternativa para ajudar os mais indecisos.

Não deixe de lado o visual. Assim como as lojas físicas, as virtuais também podem se inspirar no clima de romance para incorporar uma identidade visual que seja relacionada com a data.

Outras dicas importantíssimas que não podem ser deixadas de lado:

  • Alinhe com seu cliente para que o inventário do estoque esteja em dia, evitando que usuários realizem compras e descubram mais tarde que o pedido foi cancelado por falta de mercadoria.
  • Tenha certeza também que a empresa conseguirá cumprir os prazos de entrega. Afinal, nada mais frustrante que comprar um presente e ele chegar atrasado. Isso pode ser muito prejudicial para a imagem da marca. Então, se for para surpreender, que seja com o envio antecipado.
  • Pense em promoções. Frete grátis, cupons, descontos progressivos ou kits especiais são algumas das várias ideias que você pode sugerir aos seus clientes. E se quiser ir além e garantir a chance dos usuários voltarem a fazer negócio em breve, uma boa alternativa é oferecer desconto na próxima compra.
  • Oriente as empresas para que elas caprichem na embalagem. Ou seja, nada de colocar apenas na caixa de papelão convencional. Oferecer um pacote especial pode ser um ótimo atrativo. Se quiser deixar o consumidor ainda mais feliz, ainda vale enviar um brinde especial.
  • A equipe de SAC deve estar preparada tanto para atender aqueles que estão com dúvidas sobre os produtos quanto os que já realizaram a compra e vão precisar trocar, por exemplo. Um atendimento humanizado, empático e, principalmente, organizado é essencial para a satisfação e fidelização dos clientes.

> Veja outras dicas para planejar o marketing digital em datas comemorativas

Agora você já sabe mais sobre o perfil e o comportamento dos consumidores no Dia dos Namorados, além de ter visto algumas dicas importantes para ter sucesso nas campanhas dessa data tão especial. E, se precisar de um apoio na divulgação, conte com a experiência de quem trabalha há 30 anos com serviços de mídia. O Grupo FTPI cuida de todo o planejamento, negociação e programação de campanhas para alavancar as vendas nessa e em qualquer outra época do ano. Entre em contato agora e conheça todos os serviços!

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