28Mai/18

5 dicas para turbinar seu planejamento digital


Dar vida a uma campanha de marketing digital pode parecer fácil à primeira vista. Afinal, usar redes sociais e a internet é algo quase que intuitivo, né? O problema é que, sem um planejamento digital adequado, as chances dos seus esforços não receberem a resposta que você espera é bem grande.

Isso porque, assim como você ou a sua empresa, existem milhões de outras pessoas tentando chamar a atenção de um determinado público-alvo na internet. Então, sem um plano bem traçado e sem ações digitais estratégicas, a sua comunicação se perde no meio de tantas outras.

Mas não se desespere: a gente ajuda você! É só seguir alguns passos simples para garantir o sucesso da sua campanha.

Defina o objetivo

O primeiro passo para começar é traçar um objetivo. Você quer aumentar as vendas de um produto, fortalecer o nome da marca ou melhorar o engajamento nas redes sociais? Existem infinitos resultados que uma campanha de marketing digital bem planejada pode alcançar, mas, se você não traçar estratégias específicas para atingir a sua meta, a comunicação fica um pouco perdida no meio do caminho.

Conheça o público-alvo

A segunda etapa de um planejamento digital tem tudo a ver com pesquisa, já que, para atingir o seu objetivo, você vai precisar saber com quem a sua marca quer falar. Saber a idade, os interesses e até a região em que o seu público-alvo mora é fundamental para traçar uma comunicação online que chegue até essas pessoas.

Escolha as plataformas digitais

Depois que escolher a quem essa comunicação será endereçada, é hora de decidir por onde ela será feita. Uma dica valiosa para definir quais devem ser as redes sociais certas é analisar como os concorrentes estão fazendo. Vai dar para perceber quais as plataformas digitais que mais agregam o seu público-alvo e, a partir daí, definir campanhas específicas para cada uma delas.

Um erro bem comum de quem tenta fazer ações de marketing digital sem planejamento é usar o mesmo material para todas as redes sociais. Cada plataforma espera tipos diferentes de publicações em cada uma delas. Afinal, se não fosse assim, as pessoas não teriam contas em tantas redes sociais, certo? Então, quando você for fazer uma ação, analise o tipo de conteúdo que é mais aceito e consumido naquele ambiente e abuse dos recursos que cada plataforma oferece, como os Stories do Instagram ou os GIFs e memes do Twitter.

Faça um cronograma de ações

Outro passo bem importante é definir a frequência e a duração das postagens. Dá para traçar cronogramas semanais, mensais e até anuais, dependendo do tipo de campanha digital que você estiver pensando.

Mas é importante não abandonar o seu planejamento digital. É claro que mudanças podem ser feitas no meio do caminho, mas tentar improvisar muito acaba anulando as chances das suas ações alcançarem o sucesso desejado.

Monitore os resultados

Não existe receita pronta para você fazer um bom planejamento digital, mas analisar as respostas dos seus potenciais clientes a uma ação é uma estratégia que quase nunca falha. É a partir disso que você vai conseguir traçar aquilo que dá certo com o seu público-alvo e aquilo que precisa ser adaptado ou até mesmo descartado.

O importante é você não se deixar enganar pelo ambiente online: pode parecer fácil, mas chamar a atenção de um determinado público é bem desafiador. Então, para não ter erro, lembre-se que um planejamento digital precisa de muito tempo e dedicação para dar certo.

Para ajudar você a planejar sua campanha, negociar mídia com os melhores veículos e otimizar sua verba publicitária, pode contar com o Grupo FTPI. Somos 3 empresas especializadas em serviços de pesquisa, planejamento e compra mídia on e offline prontas para trabalhar com você para alavancar seus resultados.

Últimas notícias do mercado
Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados