03Mai/19

Campanha de marketing para o Dia das Mães: saiba como planejar

Campanha de marketing para o Dia das Mães: saiba como planejar

A Páscoa acabou de passar e já é hora de preparar a campanha de Dia das Mães para o seu cliente. A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que o faturamento com a data seja de R$ 3,3 bilhões neste ano. Por isso, nada de pular etapas do planejamento! Esse período é importantíssimo para melhorar as vendas e, assim, ganhar aqueles pontinhos extras com o dono da loja virtual.

Separamos algumas dicas para você acertar em cheio nas estratégias e alavancar os negócios no e-commerce. Confira!

1. Mercado

Busque por pesquisas e informações sobre o Dia das Mães dos anos anteriores e analise-os. É possível encontrar padrões comportamentais valiosos para aplicar na nova campanha. Para entender melhor, trouxemos um exemplo de como isso funciona.

A mesma pesquisa da ABComm citada anteriormente revela que as categorias mais procuradas para a data são as de moda, cosméticos, eletrodomésticos e flores, além de artigos de casa ou decoração. Que tal selecionar alguns itens do seu e-commerce que se encaixam nos grupos acima e ofertá-los com promoções, descontos ou até mesmo frete grátis? Em muitos casos, pode ser o “empurrãozinho” que o consumidor estava precisando para comprar o que ele deseja com o seu cliente e não na concorrência.

2. Público-alvo

Para desenvolver um planejamento eficiente é necessário conhecer mais sobre quem vai comprar e também quem vai receber o presente, neste caso, as mulheres, que cada vez mais ocupam novos espaços e assumiram papéis que tempos atrás eram exclusivos dos homens. Levantamos alguns dados que podem ajudar você durante a criação das estratégias para o Dia das Mães:

Quem vai dar o presente

  • Buscas por Dia das Mães crescem mais rápido que outras datas sazonais, superando o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, Black Friday etc¹.
  • 58% desejam comprar presente de Dia das Mães em 2019, 29% ainda não sabem e 14% disseram que não¹.
  • 45% afirmam que pretendem gastar mais com o presente do que em 2018¹.
  • A maioria (29%) planeja desembolsar entre R$ 51 e R$ 100¹.
  • Neste Dia das Mães, 58,7% estão interessados em comprar em uma loja/site em que nunca compraram antes¹.
  • Em 2018, dos 10 produtos mais vendidos pela internet, 7 foram eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis².

¹Serasa e Dados Internos Google – Buscas, 2019.
²Ebit, 2018.

Quem vai receber o presente

  • Atividades que mais se dedicam no dia a dia: 38% trabalhar fora; 27% cuidar dos filhos; 16% cuidar da casa; 8% estudar; 5% momentos de descanso/lazer e 5% cuidados pessoais³.
  • 30% são mães “solo”³.
  • 47% das mulheres buscam informações sobre maternidade e filhos na internet³.
  • 45% das mulheres que buscam sobre maternidade na internet procuram no Google, seguido de vídeos no YouTube, com 25%³.
  • Informações mais buscadas por mães no meio digital: saúde (46%), educação (45%), alimentação/nutrição (42%), etapas do desenvolvimento (32%), produtos/lojas (25%) e promoções (23%)³.
  • 75% das mães brasileiras conectadas buscam experiências reais sobre maternidade em blogs, fóruns, redes sociais e vídeos online.

³Google Survey, 2019.
⁴Pesquisa Youpper “Mães, Influência e Consumo”, 2017.

3. Histórico

Para ser mais certeiro em 2019, busque os resultados da campanha do ano anterior e levante o que deu certo e errado. Assim ficará muito mais fácil montar a nova estratégia, aprimorando ou tirando o que não funcionou e repetindo as ações que foram um sucesso.

4. Promoções

Promoções são ótimos atrativos, afinal, quem não gosta de ser surpreendido com uma oportunidade de gastar menos, não é mesmo? Mas não esqueça de sinalizá-las em todo o site (banners, pop-ups, blog etc) e também nas redes sociais da marca – dê preferência aos formatos diretos de venda, como Lead Ads ou Instagram Shopping – para não correr o risco de perder algum negócio por falta de divulgação. E, se a verba permitir, rode uma ou mais campanhas de Ads para alcançar mais pessoas e aumentar o faturamento.

Sugestão de ações:

  • Dispare um e-mail marketing com as melhores promoções de Dia das Mães com um cupom de desconto.
  • Crie infográficos úteis. Exemplo: “Como escolher o presente ideal para a sua mãe?”. Você também pode utilizar a mesma ideia para desenvolver um quiz, sugerindo no final o presente perfeito da loja online de acordo com as respostas dadas.
  • Em um texto para o blog, fale carinhosamente sobre os tipos de mães e dê dicas de presente para cada uma.

Dica:
Para centralizar todas as ofertas, desenvolva uma landing page específica para o Dia das Mães e direcione todos os banners internos ou peças de divulgação para esse endereço. Isso fará com que os consumidores consigam visualizar de forma rápida e simples todas as vantagens que o e-commerce tem para ele.

5. Infraestrutura

A data e o aumento da divulgação fazem com que o site receba mais visitas que o normal. Então lembre de verificar com a área de TI se o site está preparado para receber muitos acessos ao mesmo tempo. Esse cuidado garantirá que o seu cliente não perca vendas. Apenas 15 minutos sem funcionar podem significar muito para um e-commerce.

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