03Mai/19

Campanha de marketing para o Dia das Mães: saiba como planejar

Campanha de marketing para o Dia das Mães: saiba como planejar

A Páscoa acabou de passar e já é hora de preparar a campanha de Dia das Mães para o seu cliente. A expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é que o faturamento com a data seja de R$ 3,3 bilhões neste ano. Por isso, nada de pular etapas do planejamento! Esse período é importantíssimo para melhorar as vendas e, assim, ganhar aqueles pontinhos extras com o dono da loja virtual.

Separamos algumas dicas para você acertar em cheio nas estratégias e alavancar os negócios no e-commerce. Confira!

1. Mercado

Busque por pesquisas e informações sobre o Dia das Mães dos anos anteriores e analise-os. É possível encontrar padrões comportamentais valiosos para aplicar na nova campanha. Para entender melhor, trouxemos um exemplo de como isso funciona.

A mesma pesquisa da ABComm citada anteriormente revela que as categorias mais procuradas para a data são as de moda, cosméticos, eletrodomésticos e flores, além de artigos de casa ou decoração. Que tal selecionar alguns itens do seu e-commerce que se encaixam nos grupos acima e ofertá-los com promoções, descontos ou até mesmo frete grátis? Em muitos casos, pode ser o “empurrãozinho” que o consumidor estava precisando para comprar o que ele deseja com o seu cliente e não na concorrência.

2. Público-alvo

Para desenvolver um planejamento eficiente é necessário conhecer mais sobre quem vai comprar e também quem vai receber o presente, neste caso, as mulheres, que cada vez mais ocupam novos espaços e assumiram papéis que tempos atrás eram exclusivos dos homens. Levantamos alguns dados que podem ajudar você durante a criação das estratégias para o Dia das Mães:

Quem vai dar o presente

  • Buscas por Dia das Mães crescem mais rápido que outras datas sazonais, superando o Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, Black Friday etc¹.
  • 58% desejam comprar presente de Dia das Mães em 2019, 29% ainda não sabem e 14% disseram que não¹.
  • 45% afirmam que pretendem gastar mais com o presente do que em 2018¹.
  • A maioria (29%) planeja desembolsar entre R$ 51 e R$ 100¹.
  • Neste Dia das Mães, 58,7% estão interessados em comprar em uma loja/site em que nunca compraram antes¹.
  • Em 2018, dos 10 produtos mais vendidos pela internet, 7 foram eletrônicos, eletrodomésticos e eletroportáteis².

¹Serasa e Dados Internos Google – Buscas, 2019.
²Ebit, 2018.

Quem vai receber o presente

  • Atividades que mais se dedicam no dia a dia: 38% trabalhar fora; 27% cuidar dos filhos; 16% cuidar da casa; 8% estudar; 5% momentos de descanso/lazer e 5% cuidados pessoais³.
  • 30% são mães “solo”³.
  • 47% das mulheres buscam informações sobre maternidade e filhos na internet³.
  • 45% das mulheres que buscam sobre maternidade na internet procuram no Google, seguido de vídeos no YouTube, com 25%³.
  • Informações mais buscadas por mães no meio digital: saúde (46%), educação (45%), alimentação/nutrição (42%), etapas do desenvolvimento (32%), produtos/lojas (25%) e promoções (23%)³.
  • 75% das mães brasileiras conectadas buscam experiências reais sobre maternidade em blogs, fóruns, redes sociais e vídeos online.

³Google Survey, 2019.
⁴Pesquisa Youpper “Mães, Influência e Consumo”, 2017.

3. Histórico

Para ser mais certeiro em 2019, busque os resultados da campanha do ano anterior e levante o que deu certo e errado. Assim ficará muito mais fácil montar a nova estratégia, aprimorando ou tirando o que não funcionou e repetindo as ações que foram um sucesso.

4. Promoções

Promoções são ótimos atrativos, afinal, quem não gosta de ser surpreendido com uma oportunidade de gastar menos, não é mesmo? Mas não esqueça de sinalizá-las em todo o site (banners, pop-ups, blog etc) e também nas redes sociais da marca – dê preferência aos formatos diretos de venda, como Lead Ads ou Instagram Shopping – para não correr o risco de perder algum negócio por falta de divulgação. E, se a verba permitir, rode uma ou mais campanhas de Ads para alcançar mais pessoas e aumentar o faturamento.

Sugestão de ações:

  • Dispare um e-mail marketing com as melhores promoções de Dia das Mães com um cupom de desconto.
  • Crie infográficos úteis. Exemplo: “Como escolher o presente ideal para a sua mãe?”. Você também pode utilizar a mesma ideia para desenvolver um quiz, sugerindo no final o presente perfeito da loja online de acordo com as respostas dadas.
  • Em um texto para o blog, fale carinhosamente sobre os tipos de mães e dê dicas de presente para cada uma.

Dica:
Para centralizar todas as ofertas, desenvolva uma landing page específica para o Dia das Mães e direcione todos os banners internos ou peças de divulgação para esse endereço. Isso fará com que os consumidores consigam visualizar de forma rápida e simples todas as vantagens que o e-commerce tem para ele.

5. Infraestrutura

A data e o aumento da divulgação fazem com que o site receba mais visitas que o normal. Então lembre de verificar com a área de TI se o site está preparado para receber muitos acessos ao mesmo tempo. Esse cuidado garantirá que o seu cliente não perca vendas. Apenas 15 minutos sem funcionar podem significar muito para um e-commerce.

Com mais de 30 anos de experiência em serviços de mídia, o Grupo FTPI oferece todo o suporte para o planejamento, programação, negociação e compra de mídia para suas campanhas em todos os meios e plataformas. Conte com a PI Mídia, a FTPI e a boo-box/ftpi para potencializar suas vendas também no Dia das Mães!

Últimas notícias do mercado
YouTube Studio lança novos filtros de pesquisa para comentários Novo recurso foi baseado na principal solicitação dos criadores de conteúdo, segundo a empresa. Compras por m-commerce representam ⅓ das vendas online no Brasil De acordo com a Ebit | Nielsen, pedidos via dispositivos móveis dobraram em dois anos. Neste ano, canal deve crescer mais 15%. Viewability: entenda como funciona e veja como avaliá-lo Métrica é a garantia de que seu anúncio teve a oportunidade de ser visto e não apenas exibido. Mercado de cuidados pessoais impulsiona compra de espaço publicitário Primeiro semestre de 2019 fecha com resultado positivo para a maioria dos setores brasileiros, com mais de 21 milhões de inserções. Tendências para o varejo de moda ajudam a balizar novas campanhas Segmento, que é sensível às oscilações da economia, exige flexibilidade e estratégias bem pensadas. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados