05Mar/18

WhatsApp: usuários dispensam spam de marcas

O WhatsApp continua reinando entre seus concorrentes no Brasil.  De acordo com  a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, os usuários do aplicativo querem conversar com as marcas, mas 38% deles podem abandonar o aplicativo se receberem spams das empresas. A ameaça deve ser analisada pelas companhias, caso contrário terão sérios problemas com os usuários da principal plataforma móvel de mensageria entre os brasileiros.

O WhatsApp Business foi lançado oficialmente em janeiro de 2018, para pequenas e médias empresas, com utilização inicialmente gratuita, enquanto são realizados testes para uma versão mais robusta, cujo lançamento é esperado para os próximos meses. Diante deste movimento do WhatsApp, o Panorama Mobile Time/Opinion Box adicionou algumas perguntas que ajudam a entender melhor as perspectivas para essa nova fase da operação do aplicativo.

A primeira descoberta é que o usuário brasileiro já está acostumado a se comunicar com empresas por meio do WhatsApp, mesmo antes da chegada do WhatsApp Business. Para ser preciso, 55% dos usuários ativos mensais do app no Brasil declaram que utilizam o aplicativo para se comunicar com marcas e empresas. É uma proporção maior do que aquela verificada no Facebook Messenger (51%) ou no Telegram (48%). E note-se que o Facebook Messenger foi aberto para empresas há dois anos e vem sendo experimentado por grandes marcas de consumo de massa, como Coca-Cola, McDonald’s e várias outras.

Em geral, são profissionais liberais e pequenos estabelecimentos que vinham fazendo uso do WhatsApp, como padarias, pizzarias, salões de beleza, profissionais liberais etc. Agora, é esperado que a maioria migre para o WhatsApp Business, no qual poderão se cadastrar com uma linha telefônica fixa e com acesso a algumas ferramentas extras, como estatísticas de comunicação e envio de mensagens automáticas.

E é aí que mora o problema. Será que as empresas vão saber usar o WhatsApp Business com cautela ou o app se tornará um novo meio para envio de spams? Será que o WhatsApp investirá em regras ou mecanismos eficientes de controle antispam? Vamos aguardar essas e outras respostas nos próximos capítulos.

Últimas notícias do mercado
Google Duplex: inteligência artificial e a evolução do atendimento ao cliente A nova ferramenta da assistente pessoal dos celulares Android faz ligações e imita a voz humana para resolver pequenas tarefas do dia a dia Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados