05Mar/18

WhatsApp: usuários dispensam spam de marcas

O WhatsApp continua reinando entre seus concorrentes no Brasil.  De acordo com  a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, os usuários do aplicativo querem conversar com as marcas, mas 38% deles podem abandonar o aplicativo se receberem spams das empresas. A ameaça deve ser analisada pelas companhias, caso contrário terão sérios problemas com os usuários da principal plataforma móvel de mensageria entre os brasileiros.

O WhatsApp Business foi lançado oficialmente em janeiro de 2018, para pequenas e médias empresas, com utilização inicialmente gratuita, enquanto são realizados testes para uma versão mais robusta, cujo lançamento é esperado para os próximos meses. Diante deste movimento do WhatsApp, o Panorama Mobile Time/Opinion Box adicionou algumas perguntas que ajudam a entender melhor as perspectivas para essa nova fase da operação do aplicativo.

A primeira descoberta é que o usuário brasileiro já está acostumado a se comunicar com empresas por meio do WhatsApp, mesmo antes da chegada do WhatsApp Business. Para ser preciso, 55% dos usuários ativos mensais do app no Brasil declaram que utilizam o aplicativo para se comunicar com marcas e empresas. É uma proporção maior do que aquela verificada no Facebook Messenger (51%) ou no Telegram (48%). E note-se que o Facebook Messenger foi aberto para empresas há dois anos e vem sendo experimentado por grandes marcas de consumo de massa, como Coca-Cola, McDonald’s e várias outras.

Em geral, são profissionais liberais e pequenos estabelecimentos que vinham fazendo uso do WhatsApp, como padarias, pizzarias, salões de beleza, profissionais liberais etc. Agora, é esperado que a maioria migre para o WhatsApp Business, no qual poderão se cadastrar com uma linha telefônica fixa e com acesso a algumas ferramentas extras, como estatísticas de comunicação e envio de mensagens automáticas.

E é aí que mora o problema. Será que as empresas vão saber usar o WhatsApp Business com cautela ou o app se tornará um novo meio para envio de spams? Será que o WhatsApp investirá em regras ou mecanismos eficientes de controle antispam? Vamos aguardar essas e outras respostas nos próximos capítulos.

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