08Nov/12

Voos nacionais ficaram 36% mais baratos em 10 anos

Viajar de avião pelo Brasil ficou cerca 36% mais barato nos últimos 10 anos. No primeiro semestre deste ano, a tarifa média da passagem aérea nacional era de R$ 272,64. No mesmo período de 2002, o preço médio foi de R$ 427,16. Em relação ao primeiro semestre do ano passado, os custos caíram 1,1%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O indicador mostra o valor médio pago pelo passageiro por uma viagem dentro do Brasil, em razão dos serviços de transporte aéreo.

Levando-se em conta somente o segundo trimestre de 2012, houve uma queda de 6,2% no preço em relação ao mesmo período do ano passado, de R$ 275,77 para R$ 258,59. Já o primeiro trimestre de 2012 teve aumento de 4,5% em relação a 2011: aumento de R$ 275,55 para R$ 287,88.

Para voar um quilômetro no Brasil (o yield tarifa aérea doméstico), o custo médio pago pelo passageiro caiu pela metade na última década. No primeiro semestre de 2012, o valor foi de R$ 0,34, frente os R$ 0,70 no primeiro semestre de 2002. Em relação a 2011, a queda foi de 2%.

As tarifas aéreas domésticas de passageiros funcionam sob o regime de liberdade tarifária, desde agosto de 2001. Ou seja, as empresas aéreas têm liberdade para definir os preços, devendo apenas efetuar o seu registro na Anac.

Com informações do UOL. / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados