08Nov/12

Voos nacionais ficaram 36% mais baratos em 10 anos

Viajar de avião pelo Brasil ficou cerca 36% mais barato nos últimos 10 anos. No primeiro semestre deste ano, a tarifa média da passagem aérea nacional era de R$ 272,64. No mesmo período de 2002, o preço médio foi de R$ 427,16. Em relação ao primeiro semestre do ano passado, os custos caíram 1,1%, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O indicador mostra o valor médio pago pelo passageiro por uma viagem dentro do Brasil, em razão dos serviços de transporte aéreo.

Levando-se em conta somente o segundo trimestre de 2012, houve uma queda de 6,2% no preço em relação ao mesmo período do ano passado, de R$ 275,77 para R$ 258,59. Já o primeiro trimestre de 2012 teve aumento de 4,5% em relação a 2011: aumento de R$ 275,55 para R$ 287,88.

Para voar um quilômetro no Brasil (o yield tarifa aérea doméstico), o custo médio pago pelo passageiro caiu pela metade na última década. No primeiro semestre de 2012, o valor foi de R$ 0,34, frente os R$ 0,70 no primeiro semestre de 2002. Em relação a 2011, a queda foi de 2%.

As tarifas aéreas domésticas de passageiros funcionam sob o regime de liberdade tarifária, desde agosto de 2001. Ou seja, as empresas aéreas têm liberdade para definir os preços, devendo apenas efetuar o seu registro na Anac.

Com informações do UOL. / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Como o blockchain promete revolucionar o marketing digital Tecnologia usada para a base de dados descentralizada das moedas digitais traz transparência e praticidade ao mercado publicitário. Como a TV on demand e a TV por assinatura aprenderam a caminhar juntas Inimigas nos tempos modernos? Nada disso! Veja como a TV on demand chegou para completar a TV por assinatura. Engajamento digital: como jogadores de futebol ajudam no seu negócio Com milhares de seguidores nas redes sociais, a imagem dos craques de futebol pode ser usada pela sua empresa para alcançar consumidores. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados