12Jul/12

Venda de livros tem alta de 9,8%

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP), com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato dos Editores dos Livros (SNEL), divulgaram os dados da produção e das vendas do setor editorial brasileiro relativo em 2011. Segundo a pesquisa, o crescimento nominal do setor em 2011 chegou a 7,36%, uma alta real de de 0,81%.

O número de exemplares vendidos no mercado atingiu os 283.984 milhões, uma ampliação de 9,8% em relação ao ano anterior. Se consideradas as vendas ao Governo, o número bate 13,7%. O faturamento do setor foi de R$ 3,45 bilhões de reais no ano passado, ou seja, aumento de 3% em relação a 2010, quando a arrecadação foi de R$ 3,35 bilhões.

Em 2010, entre reimpressões e lançamentos, os títulos produzidos foram 54.754, enquanto em 2011 foram 58.192, um aumento de 6,28%.

A pesquisa ressalta a queda do preço médio em 6,11% de 2010 para 2011, acumulando desde 2004 um total de 21,8%. O levantamento revela ainda que as livrarias – mesmo as virtuais – ainda são o canal mais relevante para as vendas com 44,9% da participação, seguido dos distribuidores com 23,5%. As vendas porta a porta registraram queda de 21,66% em 2010 para 9,07% em 2011.

Os e-books ainda se mostram pouco expressivos no faturamento do setor. Em 2011, foram comercializados 5.235 com um faturamento de cerca de R$ 869 milhões.

Com informações de Lais Peterlini, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados