12Jul/12

Venda de livros tem alta de 9,8%

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe-USP), com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato dos Editores dos Livros (SNEL), divulgaram os dados da produção e das vendas do setor editorial brasileiro relativo em 2011. Segundo a pesquisa, o crescimento nominal do setor em 2011 chegou a 7,36%, uma alta real de de 0,81%.

O número de exemplares vendidos no mercado atingiu os 283.984 milhões, uma ampliação de 9,8% em relação ao ano anterior. Se consideradas as vendas ao Governo, o número bate 13,7%. O faturamento do setor foi de R$ 3,45 bilhões de reais no ano passado, ou seja, aumento de 3% em relação a 2010, quando a arrecadação foi de R$ 3,35 bilhões.

Em 2010, entre reimpressões e lançamentos, os títulos produzidos foram 54.754, enquanto em 2011 foram 58.192, um aumento de 6,28%.

A pesquisa ressalta a queda do preço médio em 6,11% de 2010 para 2011, acumulando desde 2004 um total de 21,8%. O levantamento revela ainda que as livrarias – mesmo as virtuais – ainda são o canal mais relevante para as vendas com 44,9% da participação, seguido dos distribuidores com 23,5%. As vendas porta a porta registraram queda de 21,66% em 2010 para 9,07% em 2011.

Os e-books ainda se mostram pouco expressivos no faturamento do setor. Em 2011, foram comercializados 5.235 com um faturamento de cerca de R$ 869 milhões.

Com informações de Lais Peterlini, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados