12Mai/10

Varejo prevê crescimento de 10% neste ano

As expectativas do segmento de varejo no Brasil estão otimistas para 2010. De acordo com João Sanzovo Neto, presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o setor deve ter um crescimento de 10% neste ano.

Sanzovo afirmou que eventos como a Copa do Mundo e Eleições movimentam positivamente a economia.

Segundo o levantamento “Retratos do Varejo 2010”, realizado em parceria com a Nielsen Brasil, o faturamento nominal do segmento em 2009 foi de R$ 177 bilhões. Isso significa um crescimento de 11,7% em relação ao ano anterior. No Estado de São Paulo, o faturamento nominal foi de R$ 54,7 bilhões (variação de 10,8% em relação a 2008), sendo que a região representa 19,5% das lojas e 31% do faturamento do país. Já o faturamento real do setor variou 6,5% em comparação a 2008.

Sanzovo disse ainda que, apesar dos efeitos da crise econômica, a consolidação das classes C e D no consumo favoreceu os resultados do varejo brasileiro. A pesquisa indica que os vetores que justificam o crescimento do varejo em 2009 configuram-se nas aquisições ocorridas no setor, aumento do número de lojas e os multiformatos dos canais de compras.

A Apas, em parceria com o instituto de pesquisa Kantar Worldpanel, realizou um estudo com as donas-de-casa de 8,2 mil lares brasileiros.

No ano passado, a renda média dos brasileiros foi de R$ 1.686, valor superior ao gasto aproximado dos consumidores, correspondente a R$ 1.663. A pesquisa também identificou que os consumidores tiveram condições de comprar mais produtos diversificados.

Em 2009, foi retomado o consumo dentro do lar, principalmente o de alimentos, registrando crescimento de 13% em relação ao ano anterior. Os brasileiros passaram também a consumir mais marcas premium (35%). Em 2008, 34% dos entrevistados tinham interesse em tais marcas.

Com informações do PropMark.

Últimas notícias do mercado
Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Rádio mantém sua presença pelo Brasil Pesquisa revela que 32% das pessoas prestam atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio 4 dicas para descomplicar um plano de mídia all-line Agora é tudo all-line. Confira quatro dicas da equipe boo-box/ftpi para descomplicar a construção de um plano de mídia Sinais de recuperação no varejo surgem após quatro anos Setor cresce 3,1% com a ajuda do e-commerce Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados