11Jan/13

Vaidade masculina transforma mercado de beleza

Ao assumirem a vaidade, os homens têm feito as vendas de produtos de higiene e beleza dispararem.

De 2006 a 2011, o crescimento do consumo de produtos de cuidados pessoais para homens foi de 163%, batendo os US$ 4 bilhões, ou seja, 12% do faturamento global do setor (US$ 33 bilhões).

O Brasil só fica atrás dos Estados Unidos e promete transformar-se no maior mercado mundial até 2015, de acordo com Euromonitor (empresa de consultoria).

Para Tatiana Ponce, diretora de Marketing da BDF Nivea Brasil, “o homem gosta de se cuidar, mas sem muita complicação”. Segundo ela, os homens costumam se preocupar com a compra do desodorante e do creme de barbear e acabavam usando o sabonete ou o xampu que tinham em casa. Hoje pesquisas deixam claro que 80% deles já buscam sozinhos esses produtos.

Esta é a justificativa para o investimento de marcas antes associadas somente ao universo feminino, como Dove e Nivea, em linhas masculinas.

A Unilever foi outra a ampliar o portfólio de Dove Men em 2012, incluindo na linha de produtos os cremes para pentear, os condicionador e dois xampus. Já a Nivea investiu no 3 em 1, um gel que serve como sabonete, xampu e gel de barbear.

Marcas já conhecidas no universo masculino, como a Gillette, estão ampliando o portfólio. “Deixamos de ser uma marca de lâminas e passamos a ser uma marca de cuidados para o homem”, explicou a gerente de Comunicação da P&G Brasil, Juliana Gattaz.

Com informações do Mariana Barbosa, da Folha.com / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

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