28Mai/12

Usuários de redes sociais ultrapassam 1 bilhão

Segundo a União Internacional de Telecomunicações (ITU, em inglês), o número de pessoas com acesso às mídias sociais já passa de 1 bilhão. Somente o Facebook, com seus 900 milhões de usuários, é responsável por 90% desse número.

Nos lugares mais altos deste ranking estão o Twitter, com 200 milhões de usuários e o LinkedIn, com cerca de 120 milhões de contas. O QQ, da China, o Vkontakte, da Rússia, e o Orkut, do Google, mais usado pelos brasileiros, estão longe de uma grande participação, diz o órgão.

Os dados fazem parte do relatório “Tendências na Reforma das Telecomunicações” e afirma que os dispositivos móveis são o principal meio de acesso às redes sociais.

Embora o uso da banda larga esteja aumentado, a assinatura fixa ainda não faz parte da realidade da maioria. Nos últimos cinco anos o número de usuários de banda larga quase duplicou, atingindo os 591 milhões no início de 2012. Mesmo assim seu crescimento ainda é bastante desigual, já que a penetração nos países em desenvolvimento é de apenas 4,8%, enquanto que nos países desenvolvidos é de 26%.

A acessibilidade é um empecilho. Na África, por exemplo, o preço médio mensal da assinatura de banda larga chega a ser três vezes a renda familiar média. Ao todo, são 5 bilhões de pessoas no mundo nunca usaram a internet, nem mesmo a de baixa velocidade, ou somente experimentaram por meio de acesso público ou compartilhado. Já nos países em desenvolvimento, angariar usuários móveis ativos também não é tarefa fácil.

A organização divulgou que apenas 8,5% da população desses países tinha acesso à banda larga móvel em 2011, e que apenas 5% do uso proveniente de países de baixa renda. Isso quer dizer que até existem usuários de mercados emergentes que usam o Facebook pelos smartphones, mas é mais provável que estejam utilizando algo mais parecido com um feature fone.

Isso leva a crer que, ainda que tenhamos toda a tecnologia lado a lado com o Facebook, pode haver um crescimento de acessos no site por meio de aparelhos menos sofisticados.

Com informações de Karen Carneti, do IDGNow! / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Rádio mantém sua presença pelo Brasil Pesquisa revela que 32% das pessoas prestam atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio 4 dicas para descomplicar um plano de mídia all-line Agora é tudo all-line. Confira quatro dicas da equipe boo-box/ftpi para descomplicar a construção de um plano de mídia Sinais de recuperação no varejo surgem após quatro anos Setor cresce 3,1% com a ajuda do e-commerce Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados