28Mai/12

Usuários de redes sociais ultrapassam 1 bilhão

Segundo a União Internacional de Telecomunicações (ITU, em inglês), o número de pessoas com acesso às mídias sociais já passa de 1 bilhão. Somente o Facebook, com seus 900 milhões de usuários, é responsável por 90% desse número.

Nos lugares mais altos deste ranking estão o Twitter, com 200 milhões de usuários e o LinkedIn, com cerca de 120 milhões de contas. O QQ, da China, o Vkontakte, da Rússia, e o Orkut, do Google, mais usado pelos brasileiros, estão longe de uma grande participação, diz o órgão.

Os dados fazem parte do relatório “Tendências na Reforma das Telecomunicações” e afirma que os dispositivos móveis são o principal meio de acesso às redes sociais.

Embora o uso da banda larga esteja aumentado, a assinatura fixa ainda não faz parte da realidade da maioria. Nos últimos cinco anos o número de usuários de banda larga quase duplicou, atingindo os 591 milhões no início de 2012. Mesmo assim seu crescimento ainda é bastante desigual, já que a penetração nos países em desenvolvimento é de apenas 4,8%, enquanto que nos países desenvolvidos é de 26%.

A acessibilidade é um empecilho. Na África, por exemplo, o preço médio mensal da assinatura de banda larga chega a ser três vezes a renda familiar média. Ao todo, são 5 bilhões de pessoas no mundo nunca usaram a internet, nem mesmo a de baixa velocidade, ou somente experimentaram por meio de acesso público ou compartilhado. Já nos países em desenvolvimento, angariar usuários móveis ativos também não é tarefa fácil.

A organização divulgou que apenas 8,5% da população desses países tinha acesso à banda larga móvel em 2011, e que apenas 5% do uso proveniente de países de baixa renda. Isso quer dizer que até existem usuários de mercados emergentes que usam o Facebook pelos smartphones, mas é mais provável que estejam utilizando algo mais parecido com um feature fone.

Isso leva a crer que, ainda que tenhamos toda a tecnologia lado a lado com o Facebook, pode haver um crescimento de acessos no site por meio de aparelhos menos sofisticados.

Com informações de Karen Carneti, do IDGNow! / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Estudo global mostra como novas gerações consomem notícias Levantamento da Comscore mostra que jovens se informam pelas redes sociais e não querem pagar para acessar conteúdo. Instagram supera Facebook em interação de usuários, aponta pesquisa Levantamento da Socialbakers revela que o número de interações foi quase 20 vezes maior no período analisado. Por que as pessoas gostam tanto de seguir influenciadores? Estudo do Diário de Campo Pesquisa buscou entender o que motiva milhões de pessoas a acompanharem digital influencers. Podcasts: Brasil é o segundo país com maior avanço no formato Produção cresceu 85% entre janeiro e novembro de 2019 no país, segundo a Voxnest. IBOPE atualiza a representatividade do ponto de audiência televisiva Com base nas novas estimativas populacionais, instituto alterou os dados de medição nos 15 principais mercados do país. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2020 | © Todos os direitos reservados