02Fev/11

Usuários de pré-pago voltam a ser foco

Hoje, há mais aparelhos móveis no Brasil que habitantes. São 200 milhões de linhas móveis ativas, sendo que 82,34% são pré-pagas, de acordo com dados de janeiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A maioria delas pertence às classes C, D e E.

O minuto do pré-pago geralmente tem preços mais altos que em planos pós-pagos, mas faz as chamadas perderem espaço frente aos torpedos, quase sempre mais baratos. Diante deste quadro, as empresas perceberam a preferência nacional pelas chamadas de voz e encontraram uma forma de ampliar sua base de clientes, fortalecendo suas marcas. A estratégia encontrada para fidelização é oferecer crédito para ligações celulares.

O Bradesco, com o olhar voltado para 50 milhões de usuários de aparelhos pré-pagos sem conta bancária, criou uma modalidade inédita de conta corrente. Ela permite ao usuário converter o valor da tarifa da cesta de produtos em crédito para ligações de celular e mensagens. Em 2010, a instituição, junto com a Minucom, consultoria especializada em mobile marketing, investiu na ativação de cartões de crédito onde o cliente recebia bônus para recarga.

“Percebemos que grande parte dos 167 milhões de celulares pré-pagos não era utilizada para realizar ligações porque os clientes não realizavam recargas por falta de recursos.”, contou o vice-presidente de operações da Minucom, Marcelo Miragaia.

Ações abordando estas premiações tomaram conta do mercado em 2010. Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Walmart e Maxprint fizeram parte de pelo menos uma modalidade de bonificação com créditos para linhas móveis. A ViajaNet, agência online de viagens, com foco nos 70% de sua base de clientes das classes C e D, extrapolou o conceito de fidelização com milhagens e começou a premiar os clientes com bônus para celulares pré-pagos. Para cada passagem da Avianca emitida pela agência acumulava R$ 20 em bônus para ligação.

Produtos com o apelo “ganhou-falou” atingiram em cheio os usuários de pré-pagos. Segundo Miragaia, esse grupo se cansava de acumular bônus, preferindo o resgate rápido. A lógica contrária ao público que gosta de acumular milhagens para trocar por passagens aéreas.

Com informações da repórter Keila Guimarães, do Propmark.

Últimas notícias do mercado
Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias A cidade de Alta Floresta fica no norte mato-grossense e está a 800 km de... Em pesquisa, jornal é a mídia com maior credibilidade Levantamento do Ibope da Pesquisa Brasileira de Mídia mostra o meio como preferencial entre os pesquisados Os líderes do mercado publicitário global, segundo estudo Os mercados da China e dos Estados Unidos detém os maiores crescimentos dos últimos dez anos Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados