28Out/10

TV tem mais de mil comerciais infantis por dia

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Alana, por meio do Projeto Criança e Consumo, verificou como anda a publicidade voltada aos pequenos. O estudo foi feito com base em um acompanhamento de dez horas (das 8h às 18h) do dia 1º de outubro e constatou aproximadamente 1.100 inserções comerciais voltadas a esse público.

Foram pesquisados sete canais, cinco da TV fechada (Discovery Kids, Cartoon, Disney XD, Nickelodeon e Boomerang) e dois da TV aberta (Globo e SBT). Destes, o campeão foi o Cartoon, que mostrou 275 nesse período – o que significa uma média de 13 comerciais a cada meia hora. Em seguida, vem o Discovery Kids, com 230 inserções – ou 11 a cada meia hora.

“O objetivo do levantamento foi mostrar os excessos e cobrar um posicionamento dos órgãos competentes frente à proteção da infância”, explica Isabella Henriques, coordenadora-geral do projeto. Ela disse ainda que os dados foram encaminhados a 13 entidades, entre elas Anatel, Procon de São Paulo e Conar, além de ABA, ABAP e ABERT (ligadas ao mercado anunciante).

Nas dez horas pesquisadas, cerca de 350 publicidades diferentes foram identificadas, quase 77% tratavam de brinquedos, 8,6% de revistas e 7,6% de alimentos. A lista traz ainda anúncios de roupas, higiene e lojas de esportes. Dentre as empresas, a que mais apareceu foi a Hasbro, com 260 inserções de 60 produtos diferentes, assim como a Mattel (com 200 inserções de 55 produtos) e a Candide, com 50 inserções de 25 produtos.

Os alimentos ficaram em terceiro lugar no ranking geral, na TV aberta, e quem mais apareceu foi o McLanche Feliz, do McDonald’s. Segundo o estudo, o combo apareceu nove vezes em apenas dez horas de programação de Globo e SBT. Nos sete canais, o produto foi anunciado mais de 20 vezes.

Com informações do Adnews.

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