12Abr/10

TV por assinatura tem até 23% de publicidade

Pesquisa da Proteste Associação de Consumidores revelou que, em média, o consumidor assiste a 15% de publicidade na programação de TV paga. O levantamento foi enviado ao Ministério Público Federal de São Paulo e monitorou cinco canais por assinatura: Fox, Nickelodeon, Sport TV, MTV e GloboNews. Os canais foram escolhidos aleatoriamente, abrangendo o público infantil, jovem e adulto.

Um dos dados destacados é o fato de o canal infantil Nickelodeon ter ficado na segunda posição entre os que mais têm publicidade. A associação ressaltou sua preocupação em relação à publicidade destinada a crianças, público mais vulnerável de consumidores, demonstrando a necessidade de impor restrições em canais de programação infantil.

O envio da pesquisa ao MP visa a propor mecanismos para garantir o direito do consumidor que paga pela programação. Hoje não há limite para veiculação de publicidade nos canais fechados, mas já houve uma proposta de fixação de 12,5% do total diário da programação e de 25% a cada hora para a publicidade pelas TVs por assinatura. No entanto, este limite foi derrubado na comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática. Na TV aberta, está previsto pelo Código Brasileiro de Telecomunicações um limite de 25% da grade de programação para veiculação de publicidade.

No resultado das emissoras que mais veiculam publicidade, em primeiro lugar aparece a Fox, com 23% de sua programação. Em seguida, temos Nickelodeon, com 19,64%; MTV, com 15,7%; Sport TV, com 14,9%; e GloboNews, com 13,2%.

Para esta pesquisa, foi considerada toda a programação transmitida nos dias 03 e 04 de março, durante 24 horas, por uma empresa de monitoramento de TVs, contratada pela Proteste.

Com informações do PropMark.

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