18Out/10

TV é a preferida entre os jovens

A televisão ainda é a fonte de informação preferida de oito em cada dez jovens brasileiros. No entanto, a internet vem ganhando espaço, principalmente nas classes mais altas, segundo o TRU Brasil 2010, estudo anual realizado pela TNS Research International os jovens.  Nesta edição, foram ouvidos 1,5 mil jovens de 12 a 19 anos, das classes A, B, C e D, em nove regiões metropolitanas o país e principais cidades do interior de São Paulo.

O levantamento identificou que os jovens gastam 11 horas por semana assistindo à TV e aproximadamente sete horas na internet – e geralmente fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Nas classes mais altas – onde a internet em casa é bem comum –, as horas na rede são quase iguais ao tempo gasto diante da TV (dez horas, em média, por semana), e a mídia online é considerada a mais informativa (por 43% dos respondentes) e imprescindível (50%). Mesmo em constante aumento, apenas 16% declararam que a internet é a mídia mais confiável.

Para Jorge Kodja, diretor da TNS Research International e responsável pela pesquisa, o resultado evidencia a falta de conectividade na maioria dos lares em questão, mas também deixa clara que a busca por informação na TV continua universal, assim como a presença nos lares brasileiros.

Ainda de acordo com o estudo, a Rede Globo tem 80% da preferência dos adolescentes, independente da classe social ou da região do Brasil, seguida pelo SBT (44%), Record (30%) e MTV (8%). As novelas são as preferidas de 47% deles e os telejornais e 23%.

O instituto verificou o desempenho do rádio, companheiro do público em carros, trens, ônibus e também em celulares. A mídia aparece é a preferida por 22% dos adolescentes. Os jovens passam, em média, 8 horas semanais ligados no rádio.

Os jornais e revistas impressas têm a preferência de 15% e 3%, respectivamente. Segundo Kodja esta é uma tendência. “A internet passa a ser um grande diferencial para essa faixa etária, principalmente entre a população das classes mais baixas”, conclui o executivo.

Com informações do M&M Online.

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