18Out/10

TV é a preferida entre os jovens

A televisão ainda é a fonte de informação preferida de oito em cada dez jovens brasileiros. No entanto, a internet vem ganhando espaço, principalmente nas classes mais altas, segundo o TRU Brasil 2010, estudo anual realizado pela TNS Research International os jovens.  Nesta edição, foram ouvidos 1,5 mil jovens de 12 a 19 anos, das classes A, B, C e D, em nove regiões metropolitanas o país e principais cidades do interior de São Paulo.

O levantamento identificou que os jovens gastam 11 horas por semana assistindo à TV e aproximadamente sete horas na internet – e geralmente fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Nas classes mais altas – onde a internet em casa é bem comum –, as horas na rede são quase iguais ao tempo gasto diante da TV (dez horas, em média, por semana), e a mídia online é considerada a mais informativa (por 43% dos respondentes) e imprescindível (50%). Mesmo em constante aumento, apenas 16% declararam que a internet é a mídia mais confiável.

Para Jorge Kodja, diretor da TNS Research International e responsável pela pesquisa, o resultado evidencia a falta de conectividade na maioria dos lares em questão, mas também deixa clara que a busca por informação na TV continua universal, assim como a presença nos lares brasileiros.

Ainda de acordo com o estudo, a Rede Globo tem 80% da preferência dos adolescentes, independente da classe social ou da região do Brasil, seguida pelo SBT (44%), Record (30%) e MTV (8%). As novelas são as preferidas de 47% deles e os telejornais e 23%.

O instituto verificou o desempenho do rádio, companheiro do público em carros, trens, ônibus e também em celulares. A mídia aparece é a preferida por 22% dos adolescentes. Os jovens passam, em média, 8 horas semanais ligados no rádio.

Os jornais e revistas impressas têm a preferência de 15% e 3%, respectivamente. Segundo Kodja esta é uma tendência. “A internet passa a ser um grande diferencial para essa faixa etária, principalmente entre a população das classes mais baixas”, conclui o executivo.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
4 tendências de mídia para acompanhar em 2018 Indústria da comunicação está passando por uma série de transformações e uso de dados ganha cada vez mais destaque O jornalismo profissional no combate às fake news Veículos tradicionais de comunicação têm a oportunidade de se diferenciar, oferecendo conteúdo de credibilidade e qualidade Glórias e desafios do branded content Anunciantes estão de olho no branded content, mostrando a tendência de como a propaganda mudou sua forma nos últimos tempos Geração Z e as diferentes reações à publicidade A Geração Z já é reconhecida como a próxima potência do consumo. Estima-se que as... 10 tendências globais de consumo do ano Mudanças de comportamento e atitude dos consumidores continuarão a ser um fator de disrupção nos negócios Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados