16Jan/19

TV aberta lidera em investimentos de publicidade

TV aberta lidera em investimentos de publicidade

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou em meados de dezembro os dados referentes aos investimentos em mídia no primeiro semestre de 2018. O Cenp-Meios, novo indicador brasileiro do setor, que está na sua segunda edição, contou com a colaboração das 78 maiores agências do país, certificadas pela entidade, cobrindo mais de 60% do total de investimentos, segundo estimativa comparada à apuração do Monitor Evolution da Kantar Ibope Media. No ano anterior, 75 empresas participaram do levantamento. O objetivo é alcançar 200 agências neste ano.

TV lidera

Durante o período de janeiro a junho, os investimentos alcançaram R$ 7,67 bilhões em compra de mídia para anunciantes. Comparado com 2017, o mercado cresceu 3% em geral. TV aberta e internet puxaram esse aumento, sendo que a primeira, como em 2017, ficou no topo e ainda registrou crescimento, passando de R$ 4,4 bilhões (59,6%) para R$ 4,7 bilhões (61,8%).

A internet também cresceu em valores absolutos e se mantém na segunda colocação. Com cerca de R$ 1,1 bilhão em investimento, ela representa 14,4% do total, um ponto percentual a mais na divisão por setores que no ano anterior.

Entre os primeiros do ranking ainda está a mídia exterior ou Out-of-home (OOH), no terceiro lugar em share, com R$ 580 milhões, o que representa 7,6%, uma queda de 0,6% quando comparado a 2017.

O relatório aponta outras quedas de investimentos: jornais impressos (de 3,5% para 2,7%), televisão por assinatura (de 8,3% para 7,5%) e do rádio (de 4,7% para 4,2%). O cinema se manteve estável, com 0,3% do total.

Os números são referentes aos valores efetivamente recebidos pelos veículos, sem incluir o desconto-padrão que fica com as agências. Além disso, não são considerados os investimentos de pequenos e médios anunciantes, principalmente regionais, em plataformas digitais como o Google e Facebook.

Investimentos em mídia

Por região

O Cenp-Meios também revela o destino desses investimentos por região do Brasil. As veiculações nacionais representaram 63% do total, enquanto o Sudeste ficou com 25,3% da parcela, seguido pelo Sul, com 4,5%.

Investimentos via agência de publicidade por região

O Cenp-Meios foi desenvolvido com tecnologia da BST Soluções e verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema. O levantamento ainda contou com a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS.

Para conferir a relação das 78 agências que forneceram seus dados para a análise, acesse o site do Cenp.

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