09Abr/19

Terceira idade: conheça a geração que mais cresce no Brasil

Terceira idade: conheça a geração que mais cresce no Brasil

Atualmente as gerações X, Y e Centennials são as que mais ganham destaque nas campanhas publicitárias, sendo que uma parcela muito pequena é direcionada ao target mais maduro, que tem dinheiro e tempo para gastar.

Porém, dados mostram que esse cenário deverá mudar nos próximos anos, já que os seniores, de acordo com uma pesquisa conduzida pelo Instituto Locomotiva em 2018, movimentam mais de R$ 1,6 trilhão ao ano, e serão a maior parte da população em breve.

Outro estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o número de habitantes aumenta menos a cada ano. De 2016 para 2017, a população cresceu o dobro do que foi registrado de 2017 para 2018. A mesma pesquisa estima que até 2060 a quantidade de pessoas com mais de 60 anos passe a representar 32% dos brasileiros. Hoje, essa porcentagem é de 13%.

Motivos para a desaceleração

Segundo o IBGE, a taxa de fecundidade por mulher atualmente é de 1,77 filho. Estima-se que até 2060, caia para 1,66. Esse acontecimento está associado ao aumento da participação da mulher no mercado de trabalho. Elas têm buscado priorizar os estudos ou a carreira, postergando assim a maternidade. Além disso, os avanços tecnológicos também têm impactado, já que, graças a eles, é possível engravidar mais tarde e estender a expectativa de vida. Todas essas mudanças resultaram nos dados abaixo. Confira!

População +60 no Brasil

O que esses dados significam para a publicidade?

Se para criar estratégias para os jovens é necessário conhecer seus gostos e hábitos, para o público com mais de 60 anos não seria diferente. Sabe aquele estereótipo de que seniores são pessoas desconectadas? Pode apagar isso da sua memória! Essa geração está cada vez mais ativa e produtiva.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a internet não está criando barreiras entre as gerações, mas diminuindo-as. Confira cinco influenciadores que derrubam preconceitos e ainda criam ligações com os mais jovens!

  • Nilson Izaias Papinho Oficial – Brasil
    Conhecido como “vovô do slime”, Nilson se tornou rapidamente um fenômeno após publicar suas tentativas de criar a meleca que virou febre entre as crianças. Hoje, seu canal possui mais de 4 milhões de inscritos.
  • Shirley Curry – Estados Unidos
    Sucesso entre os gameplays, Shirley é uma norte-americana de 82 anos que grava vídeos para o YouTube jogando Skyrim. Seu canal conta com mais de 520 mil inscritos.
  • José Ferreira e Renilda Telles – Brasil
    Convidados pelo seu neto Helton, José, mais conhecido como Zé, de 67 anos, e sua esposa Renilda, a famosa Xaninha, de 61, criaram vídeos para o app Vigo Video. Oito meses após a criação da conta, o casal deixou o comércio ambulante para se dedicar 100% a vida de influencer.
  • Tsuyoshi e Tomi Seki – Japão
    Mais conhecidos como Bon e Pon, eles contam com mais de 790 mil seguidores no Instagram. Tudo começou em 2016, quando o casal decidiu criar uma conta na rede para postar fotos de seus looks.
  • Baddie Winkle – Estados Unidos
    Nascida em 1928, Baddie se tornou muito conhecida no Instagram por utilizar roupas e maquiagens modernas e coloridas, além de esbanjar atitude. Seu perfil possui quase 4 milhões de seguidores.

Viu só como os seniores estão cada vez mais conectados ao mundo digital?

É hora de encontrar oportunidades

Você sabia que apenas 5% das pessoas com mais de 60 anos se identificam com produtos do segmento de vestuário? É o que aponta um estudo realizado pelo Mercado Consumidor 50+. E não é por falta de interesse. Algo que comprova esse potencial é o vídeo “Moda depois dos 50 e 60“, de Marcia Gabriel, que é o mais visualizado em seu canal no YouTube. A demanda realmente existe, mas como grande parte das campanhas são direcionadas ao público jovem, os seniores não se sentem representados.

Para sair na frente com essa geração que em breve será a maioria, sua empresa precisa reconhecer oportunidades. Confira alguns dados que mostram que aquela imagem que se tinha da terceira idade virou coisa do passado!

  • Para cada 3 buscas por termos relacionados a “bengala para idosos”, já existem 2 relacionados a “celulares para idosos”¹.
  • Em 2018, foram realizadas mais de 120 mil buscas pelo site Coroa Metade, especializado em relacionamento entre pessoas acima de 60 anos¹.
  • Aumento de 30% nas buscas relacionadas a empregos para idoso ao ano desde 2016¹.
  • 3 milhões de buscas relacionadas a “pele madura”¹.
  • Na Black Friday de 2018, os consumidores 55+ compraram 1,4 vezes mais celulares que a faixa entre 18 e 54².
  • A população sênior do Brasil busca 19% mais encontros online que as de outros 9 países pesquisados².
  • 63% fazem suas compras sozinhos³.
  • 72% dizem ter um smartphone e o usam para fazer/receber ligações, ler/enviar mensagens, tirar fotos, acessar e-mails, etc³.
  • Das pessoas entre 60 a 65 anos, 68% não se consideram idosos³.
  • 53% dizem praticar exercícios físicos diariamente, sendo a caminhada a mais comum, seguida de academia/musculação, natação, corrida, futebol e ciclismo³.¹Dados internos Google, 2019.
    ²Google Survey Black Friday, 2018.
    ³Quorum Brasil, 2018.

    Agora que você já sabe o potencial dessa geração para os próximos anos, é hora de colocar tudo em prática no seu negócio. Conte com o Grupo FTPI para planejar e programar sua campanha publicitária focada nesse público!

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