08Jul/13

SP: Intenção de compras é a mais baixa desde 2002

Para o terceiro trimestre do ano, as projeções das vendas de varejo em São Paulo mostraram desaceleração significativa. De abril a junho do ano passado, foi identificado um crescimento de 6,1%, ao passo que de abril a junho deste ano a expansão esperada é de somente 1,3%, segundo a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras no Varejo – Julho a Setembro de 2013, realizada pela Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração).

O resultado acompanha a queda da intenção de compra paulistanos: 50,4% dos pretendem adquirir um bem durável entre julho e setembro deste ano, 8,8% a menos que o registrado no segundo trimestre, de 59,2%. Comparado ao mesmo período do ano passado, o índice teve queda de 3,4% (registrado em 53,8%). O menor nível de intenção de compras desde 2002 (cerca de 45%).

A pesquisa, realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em diferentes categorias de produtos (Informática, Eletroeletrônicos, Eletroportáteis, Cama, mesa e banho, Móveis, Cine e Foto, Telefonia e Celulares, Material de Construção, Vestuário e Calçados, Linha Branca, Automóveis e Motos, Imóveis e Viagens e Turismo).

O item Vestuário e Calçados fica na liderança como o de maior intenção de compra, com 19,8%, acompanhado pela Linha Branca, com 9,6%, e Informática, com 9%. Apenas quatro categorias apresentaram alta na intenção de compras em relação ao terceiro trimestre de 2012. São elas: Eletroeletrônicos (200%), Eletroportáteis (72,7%), Informática (9,8%) e Linha Branca (9,1%). Todas as outras categorias listadas na pesquisa apresentaram índice zero ou quedas que variam de 13,2% a 53,3%. Eletroportáteis, Imóveis e Cama, Mesa e Banho foram os que apresentaram menor índice de compra, com 3,8%, 3,4% e 1,4%, respectivamente. A expectativa de inadimplência se mantém em um patamar de 7,6% durante os meses de julho, agosto e setembro.

Com informações de Heloísa de Oliveira, do PropMark / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Setor nacional de beleza masculina deve superar os EUA Mantendo o ritmo de 7,1% anualmente, o Brasil pode ser o maior mercado do mundo em 2018 60% dos brasileiros acreditam na mídia nacional, diz estudo Pesquisa coloca o Brasil em segundo lugar no índice de confiança do público nos meios de comunicação Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O segmento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados