08Jul/13

SP: Intenção de compras é a mais baixa desde 2002

Para o terceiro trimestre do ano, as projeções das vendas de varejo em São Paulo mostraram desaceleração significativa. De abril a junho do ano passado, foi identificado um crescimento de 6,1%, ao passo que de abril a junho deste ano a expansão esperada é de somente 1,3%, segundo a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras no Varejo – Julho a Setembro de 2013, realizada pela Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração).

O resultado acompanha a queda da intenção de compra paulistanos: 50,4% dos pretendem adquirir um bem durável entre julho e setembro deste ano, 8,8% a menos que o registrado no segundo trimestre, de 59,2%. Comparado ao mesmo período do ano passado, o índice teve queda de 3,4% (registrado em 53,8%). O menor nível de intenção de compras desde 2002 (cerca de 45%).

A pesquisa, realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em diferentes categorias de produtos (Informática, Eletroeletrônicos, Eletroportáteis, Cama, mesa e banho, Móveis, Cine e Foto, Telefonia e Celulares, Material de Construção, Vestuário e Calçados, Linha Branca, Automóveis e Motos, Imóveis e Viagens e Turismo).

O item Vestuário e Calçados fica na liderança como o de maior intenção de compra, com 19,8%, acompanhado pela Linha Branca, com 9,6%, e Informática, com 9%. Apenas quatro categorias apresentaram alta na intenção de compras em relação ao terceiro trimestre de 2012. São elas: Eletroeletrônicos (200%), Eletroportáteis (72,7%), Informática (9,8%) e Linha Branca (9,1%). Todas as outras categorias listadas na pesquisa apresentaram índice zero ou quedas que variam de 13,2% a 53,3%. Eletroportáteis, Imóveis e Cama, Mesa e Banho foram os que apresentaram menor índice de compra, com 3,8%, 3,4% e 1,4%, respectivamente. A expectativa de inadimplência se mantém em um patamar de 7,6% durante os meses de julho, agosto e setembro.

Com informações de Heloísa de Oliveira, do PropMark / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Rádio mantém sua presença pelo Brasil Pesquisa revela que 32% das pessoas prestam atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio 4 dicas para descomplicar um plano de mídia all-line Agora é tudo all-line. Confira quatro dicas da equipe boo-box/ftpi para descomplicar a construção de um plano de mídia Sinais de recuperação no varejo surgem após quatro anos Setor cresce 3,1% com a ajuda do e-commerce Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados