08Jul/13

SP: Intenção de compras é a mais baixa desde 2002

Para o terceiro trimestre do ano, as projeções das vendas de varejo em São Paulo mostraram desaceleração significativa. De abril a junho do ano passado, foi identificado um crescimento de 6,1%, ao passo que de abril a junho deste ano a expansão esperada é de somente 1,3%, segundo a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compras no Varejo – Julho a Setembro de 2013, realizada pela Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração).

O resultado acompanha a queda da intenção de compra paulistanos: 50,4% dos pretendem adquirir um bem durável entre julho e setembro deste ano, 8,8% a menos que o registrado no segundo trimestre, de 59,2%. Comparado ao mesmo período do ano passado, o índice teve queda de 3,4% (registrado em 53,8%). O menor nível de intenção de compras desde 2002 (cerca de 45%).

A pesquisa, realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo, analisa a intenção de compra e de gasto em diferentes categorias de produtos (Informática, Eletroeletrônicos, Eletroportáteis, Cama, mesa e banho, Móveis, Cine e Foto, Telefonia e Celulares, Material de Construção, Vestuário e Calçados, Linha Branca, Automóveis e Motos, Imóveis e Viagens e Turismo).

O item Vestuário e Calçados fica na liderança como o de maior intenção de compra, com 19,8%, acompanhado pela Linha Branca, com 9,6%, e Informática, com 9%. Apenas quatro categorias apresentaram alta na intenção de compras em relação ao terceiro trimestre de 2012. São elas: Eletroeletrônicos (200%), Eletroportáteis (72,7%), Informática (9,8%) e Linha Branca (9,1%). Todas as outras categorias listadas na pesquisa apresentaram índice zero ou quedas que variam de 13,2% a 53,3%. Eletroportáteis, Imóveis e Cama, Mesa e Banho foram os que apresentaram menor índice de compra, com 3,8%, 3,4% e 1,4%, respectivamente. A expectativa de inadimplência se mantém em um patamar de 7,6% durante os meses de julho, agosto e setembro.

Com informações de Heloísa de Oliveira, do PropMark / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Tendências para o varejo de moda ajudam a balizar novas campanhas Segmento, que é sensível às oscilações da economia, exige flexibilidade e estratégias bem pensadas. Entenda como funciona o Shoelace, a nova rede social do Google Aposta recente da companhia encoraja usuários a se encontrarem listando os eventos mais próximos. Criatividade aliada a dados: a solução para o marketing eficiente Pensar fora da caixa ainda é fator importante, mas hoje a tecnologia tem papel essencial na hora de fazer as melhores escolhas. 66% dos brasileiros jogam games eletrônicos, aponta pesquisa O jogo digital é a principal forma de entretenimento entre os hardcore gamers do país. Estudo mostra a relevância dos memes na internet brasileira “In meme we trust” revela que, muito além de levar humor, eles são uma potência criativa na comunicação digital. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados