06Set/13

SP e Rio são “marcas-cidades” mais valiosas

São Paulo e Rio de Janeiro foram consideradas as duas marcas de cidades brasileiras mais valiosas, de acordo com o ranking inédito da Superbrands Brasil, empresa inglesa especializada em gestão de marcas.

 

O destaque do levantamento, no entanto, fica para Campinas, cidade do interior do estado de São Paulo, que aparece à frente de Fortaleza e Salvador.

 

Para o CEO da Superbrands Brasil, Gilson Nunes, o valor da marca-cidade é um ativo estratégico para a atração de capital.  “São Paulo é vista como a melhor cidade para se fazer negócios e trabalhar, mas tem forte queda quando se trata de transporte. O Rio de Janeiro é reconhecido pela sua forte vocação turística, mas sofre com problemas de imagem em relação à segurança e à saúde”, comentou em nota.

 

O estudo fez 18.100 entrevistas com a população das cidades, relacionando os resultados a dados econômicos e sociodemográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

 

“A pesquisa junto à população avaliou os aspectos como admiração, reputação, gestão, segurança, comunicação, governança, limpeza, transporte e responsabilidade socioambiental”, disse Gilson Nunes.

 

De acordo com a Superbrands Brasil, com a chegada da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016, o valor das marcas-cidades é decisivo para a maioria das cidades brasileiras.

 

“Nas Olimpíadas de Londres 2012, o ranking foi fundamental para a valoração da marca Londres, que recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI) R$ 9,4 bilhões para o desenvolvimento dos esportes”, explica.

 

Com informações do G1 / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

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