03Out/14

São Paulo quer levar modelo publicitário a Wi-Fi gratuito

Para expandir a rede de Wi-Fi gratuita de São Paulo, a prefeitura da cidade pretende usar a iniciativa privada. Por conta da instalação e manutenção de pontos de sinal aberto de internet em locais públicos da cidade, a empresa utilizaria um modelo bastante usado em outros países: o direito de veicular mídia nos aparelhos que acessarem a rede.

A medida pode ser uma solução para ampliar os pontos públicos com Wi-Fi gratuito pela cidade, como praças e parques. A cidade tem hoje cerca de cinco mil pontos verdes, mas pouco mais de 50 têm rede de internet gratuita. De acordo com informações apuradas pela Folha de S. Paulo, o custo médio para cada ponto é de R$ 7 mil.

O edital tem previsão de sair em 2015, mas as estratégias para a instalação das redes já estão em pauta. As empresas interessadas em assumir locais disputados, como o Parque do Ibirapuera, deverão ser responsabilizar também por alguns pontos na periferia.

A instalação de zonas de Wi-Fi promete chegar aos ônibus e às estações de metrô. Dos 15 mil veículos da frota de ônibus da capital, 34 já contam com o sinal. Nos metrôs, a internet gratuita deve estar presente em 75 pontos em 2015.

Com informações do Meio & Mensagem. / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

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