05Abr/12

São Paulo é a capital brasileira mais globalizada

Entre as cidades mais globalizadas do mundo, o Brasil tem duas representantes no ranking. São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, estão posicionadas em 33º e 53º no Global Cities Index, da consultoria AT Kearney. No topo da lista estão Nova York, Londres e Paris, que nesta edição voltou à terceira posição, perdida em 2010 para Tóquio, que retornou agora ao quarto lugar.

O ranking considera cinco critérios, com pesos diferentes: atividade empresarial (30%), capital humano (30%), experiência cultural (15%), fluxo de informações (15%) e influência política (10%).

Em uma escala de 1 a 10, Nova York tem 6,35 pontos, São Paulo aparece com 2,19 e o Rio de Janeiro com 1,31. Buenos Aires é a cidade latino-americana mais bem posicionada na lista, na 22º lugar, somando 2,71 pontos.

A novidade é a força com que cidades chinesas estão emergindo. Segundo a AT Kearney, ao que tudo indica, Pequim e Shangai serão grandes rivais das cidades ocidentais em 10 ou 20 anos. Pequim hoje é a 14ª da lista, com 3,05 pontos. Shangai está em 21º, com 2,73.

Na avaliação da consultoria, São Paulo e Rio de Janeiro têm poucos fatores que pesam contra sua ascensão no ranking – entre eles, o aumento de poluição, instabilidade política e corrupção, e a deterioração do sistema de saúde. Mas também poucos a favor, como o crescimento do PIB e da classe média, melhorias em infraestrutura e facilidade de fazer negócios.

Levando em conta estes fatores, a AT Kearney indica Bogotá, na Colômbia, como a maior candidata a galgar posições no ranking nos próximos anos. Hoje, está em 55º lugar, com 1,17 pontos.

Gráfico dos centros do mundo

Confira as dez cidades mais globalizadas, segundo estudo da consultoria AT Kearney.

Com informações do IG Economia / Adaptação: Equipe FTPI

Últimas notícias do mercado
Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Setor nacional de beleza masculina deve superar os EUA Mantendo o ritmo de 7,1% anualmente, o Brasil pode ser o maior mercado do mundo em 2018 60% dos brasileiros acreditam na mídia nacional, diz estudo Pesquisa coloca o Brasil em segundo lugar no índice de confiança do público nos meios de comunicação Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O segmento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados