05Abr/12

São Paulo é a capital brasileira mais globalizada

Entre as cidades mais globalizadas do mundo, o Brasil tem duas representantes no ranking. São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, estão posicionadas em 33º e 53º no Global Cities Index, da consultoria AT Kearney. No topo da lista estão Nova York, Londres e Paris, que nesta edição voltou à terceira posição, perdida em 2010 para Tóquio, que retornou agora ao quarto lugar.

O ranking considera cinco critérios, com pesos diferentes: atividade empresarial (30%), capital humano (30%), experiência cultural (15%), fluxo de informações (15%) e influência política (10%).

Em uma escala de 1 a 10, Nova York tem 6,35 pontos, São Paulo aparece com 2,19 e o Rio de Janeiro com 1,31. Buenos Aires é a cidade latino-americana mais bem posicionada na lista, na 22º lugar, somando 2,71 pontos.

A novidade é a força com que cidades chinesas estão emergindo. Segundo a AT Kearney, ao que tudo indica, Pequim e Shangai serão grandes rivais das cidades ocidentais em 10 ou 20 anos. Pequim hoje é a 14ª da lista, com 3,05 pontos. Shangai está em 21º, com 2,73.

Na avaliação da consultoria, São Paulo e Rio de Janeiro têm poucos fatores que pesam contra sua ascensão no ranking – entre eles, o aumento de poluição, instabilidade política e corrupção, e a deterioração do sistema de saúde. Mas também poucos a favor, como o crescimento do PIB e da classe média, melhorias em infraestrutura e facilidade de fazer negócios.

Levando em conta estes fatores, a AT Kearney indica Bogotá, na Colômbia, como a maior candidata a galgar posições no ranking nos próximos anos. Hoje, está em 55º lugar, com 1,17 pontos.

Gráfico dos centros do mundo

Confira as dez cidades mais globalizadas, segundo estudo da consultoria AT Kearney.

Com informações do IG Economia / Adaptação: Equipe FTPI

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados