02Mai/12

Rio de Janeiro ganha versão “light” da Lei Cidade Limpa

Seguindo o exemplo da Lei Cidade Limpa de São Paulo, o Rio de Janeiro tem agora a Rio Limpo, que colocará fim em quase todos os anúncios em 22 bairros da capital fluminense.

O prefeito Eduardo Paes publicou decreto hoje, 2, criando a ZPPA (Zona de Preservação Paisagística e Ambiental), na qual será proibida a instalação de publicidade em outdoor, empenas, marquises e no topo de edifícios. O projeto cobre apenas o Centro e a Zona Sul.

Letreiros também terão tamanhos específicos, conforme o tamanho da fachada: de 1,5, 4 ou 10 metros quadrados. O nome dos estabelecimentos também terá uma restrição não poderá vir acompanhado de marcas publicitárias.

Apesar de inspirada no modelo paulistano, a nova legislação carioca ainda é mais branda, pois não engloba a cidade toda, deixando ônibus e táxis de fora.


Crédito: Divulgação

 

Como exceções, temos o uso de totens de até seis metros de altura, embora sejam permitidos apenas em imóveis com afastamento frontal da rua. O mobiliário urbano continua com propagandas, incluindo bancas de jornal, abrigos de ônibus e relógios; os estantes de venda de empreendimentos em construção, idem. Anúncios de peças teatrais e filmes têm autorização para ficar, mas só poderão ocupar 10% da fachada.

A propaganda do governo é outra exceção. Os anúncios transitórios, que divulgam eventos de interesse do município, caráter cultural, esportivo, social ou educativo serão analisados individualmente pelo prefeito. Quando houver parceria público-privada, como a festa de réveillon, os patrocinadores estão autorizados.

A prefeitura começará a operação de limpeza amanhã, 3, pela Avenida Beira Mar. Cerca de 60 pessoas estarão envolvidas, são elas agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública, da Defesa Civil, Rioluz e da Secretaria de Obras, além de fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da prefeitura.

Com informações de O Globo e AdNews / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Ativação do consumo no varejo cresce no Dia dos Pais Incertezas no cenário político não impediram o aumento de 10% nas vendas online TV está presente em 97% das casas dos brasileiros Online aumenta penetração de mercado, mas mídias tradicionais seguem líderes quando se trata de consumo de notícias Setor nacional de beleza masculina deve superar os EUA Mantendo o ritmo de 7,1% anualmente, o Brasil pode ser o maior mercado do mundo em 2018 60% dos brasileiros acreditam na mídia nacional, diz estudo Pesquisa coloca o Brasil em segundo lugar no índice de confiança do público nos meios de comunicação Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O segmento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados