02Mai/12

Rio de Janeiro ganha versão “light” da Lei Cidade Limpa

Seguindo o exemplo da Lei Cidade Limpa de São Paulo, o Rio de Janeiro tem agora a Rio Limpo, que colocará fim em quase todos os anúncios em 22 bairros da capital fluminense.

O prefeito Eduardo Paes publicou decreto hoje, 2, criando a ZPPA (Zona de Preservação Paisagística e Ambiental), na qual será proibida a instalação de publicidade em outdoor, empenas, marquises e no topo de edifícios. O projeto cobre apenas o Centro e a Zona Sul.

Letreiros também terão tamanhos específicos, conforme o tamanho da fachada: de 1,5, 4 ou 10 metros quadrados. O nome dos estabelecimentos também terá uma restrição não poderá vir acompanhado de marcas publicitárias.

Apesar de inspirada no modelo paulistano, a nova legislação carioca ainda é mais branda, pois não engloba a cidade toda, deixando ônibus e táxis de fora.


Crédito: Divulgação

 

Como exceções, temos o uso de totens de até seis metros de altura, embora sejam permitidos apenas em imóveis com afastamento frontal da rua. O mobiliário urbano continua com propagandas, incluindo bancas de jornal, abrigos de ônibus e relógios; os estantes de venda de empreendimentos em construção, idem. Anúncios de peças teatrais e filmes têm autorização para ficar, mas só poderão ocupar 10% da fachada.

A propaganda do governo é outra exceção. Os anúncios transitórios, que divulgam eventos de interesse do município, caráter cultural, esportivo, social ou educativo serão analisados individualmente pelo prefeito. Quando houver parceria público-privada, como a festa de réveillon, os patrocinadores estão autorizados.

A prefeitura começará a operação de limpeza amanhã, 3, pela Avenida Beira Mar. Cerca de 60 pessoas estarão envolvidas, são elas agentes da Secretaria Especial de Ordem Pública, da Defesa Civil, Rioluz e da Secretaria de Obras, além de fiscais da Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização da prefeitura.

Com informações de O Globo e AdNews / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados