10Set/10

Residências com telefone chegam a 84% em 2009

Mais de 2 milhões de residências brasileiras passaram a contar com algum tipo de telefone (móvel ou fixo) em 2009. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), os domicílios que tinham telefone passaram de 65,2% para 84,3% e os que tinham apenas telefone móvel (celular) passaram de 16,5% para 41,2%.

De acordo com a gerente da Pnad, Maria Lucia Vieira, a telefonia fixa ainda é considerada pouco mais cara do que a móvel. O celular também leva a vantagem da própria mobilidade. O levantamento do IBGE sobre a situação dos domicílios brasileiros no ano passado revelou ainda avanços na aquisição de bens duráveis, entre 2008 e 2009, apontando aumento dos domicílios com máquina de lavar roupa (41,5% para 44,3%), geladeira (92,1% para 93,4%) e televisão (95,1% para 95,7%).

Para o gerente de integração da Pnad/Pesquisa Mensal de Emprego (PME), Cimar Azeredo, o incremento na aquisição desses itens é significativo, já que muitos eram considerados artigos de luxo, como o caso da máquina de lavar.

A Pnad revelou também um maior número de aparelhos de DVD nas residências brasileiras, chegando a 72% dos domicílios investigados em 2009.

A pesquisa mostrou também que 35% das 58,6 milhões de residências pesquisadas tinham microcomputador, em 2009. A proporção representa mais de 20 milhões de residências com o equipamento, sendo que em 16 milhões delas também foi registrado acesso à internet. A maioria destes domicílios com computadores e com acesso à rede estava na Região Sudeste e as menores proporções, nas regiões Norte (13,2%) e Nordeste (14,4%).

Desde 2008, o IBGE pesquisa a existência de automóvel ou moto para uso pessoal nos domicílios. No ano passado, o levantamento mostrou que os moradores de 37,5% das residências tinham automóvel e os moradores de 16,2% de domicílios eram proprietários de motos. O Norte do país foi a única região onde a porcentagem de motocicletas foi maior do que a de automóveis.

Com informações da Agência Brasil.

Últimas notícias do mercado
Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Rádio mantém sua presença pelo Brasil Pesquisa revela que 32% das pessoas prestam atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio 4 dicas para descomplicar um plano de mídia all-line Agora é tudo all-line. Confira quatro dicas da equipe boo-box/ftpi para descomplicar a construção de um plano de mídia Sinais de recuperação no varejo surgem após quatro anos Setor cresce 3,1% com a ajuda do e-commerce Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados