29Out/10

Redes sociais mudam comportamento de marcas

A Millward Brown – pertencente ao Grupo Ibope no Brasil – acaba de lançar um serviço global de pesquisa qualitativa. Chamada de Firefly, a nova marca agrega agências nos 40 países em que a empresa atua, formando uma equipe que virtualmente possui cerca de 300 funcionários.

A Firefly divulgou o estudo “As marcas e a Dinâmica do Consumidor nas Redes Sociais”, desenvolvido exclusivamente no meio digital em nove países, entre eles o Brasil. Os resultados foram mostrados pela diretora de pesquisa qualitativa da Firefly, Marina Fernandez, que destacou o comportamento das marcas frente ao tipo consumidor que surgiu estas redes.

O estudo identificou que sites como Twitter e Facebook alteraram a forma como os consumidores são impactados. Eles esperam que as empresas ajam como amigas, não mais como grandes corporações.

Em entrevista ao Adnews, Marina contou que algo que acontece comumente no mercado, mas que prejudica muito a imagem das companhias: colocar um estagiário para cuidar da comunicação com os clientes nas redes.Ela explicou que o problema não é a idade do funcionário, mas sim não ser alguém bem treinado e que tenha propriedade para falar em nome da marca.

Marina destacou que as empresas precisam seguir “as novas regras do jogo”, estabelecendo um relacionamento com o consumidor, em vez de “invadir o espaço dele”. Um dos erros cometidos pelas empresas seria pedir que o consumidor preencha cadastros logo no primeiro contato com a marca.

Com informações do Adnews e do repórter Leonardo Pereira.

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