07Nov/17

Rádio mantém sua presença pelo Brasil

O rádio tem papel fundamental na vida das pessoas. Segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media, realizada entre maio e julho deste ano, o tempo médio dedicado pelo brasileiro à atividade de ouvir rádio é de 4 horas e 40 minutos. Além disso, o meio tem grande alcance e atinge 87% da população nas 13 regiões metropolitanas do Brasil.


“O meio é essencial para se comunicar ações em mercados regionais, sendo muito eficiente para órgãos governamentais”

A pesquisa identificou que 52 milhões de pessoas escutam rádio, sendo 52% mulheres e 48% homens. O pico de consumo do meio ocorre entre 10h e 11h da manhã, quando o rádio alcança 37 milhões de pessoas diferentes, em um intervalo de 30 dias.

Outro ponto relevante é que 32% dos entrevistados disseram prestar atenção sempre ou quase sempre à publicidade veiculada no rádio – de janeiro a julho deste ano, foram ao ar mais de 3 milhões de inserções publicitárias. “Os números comprovam que investir na publicidade em rádio é fundamental. Além disso, nos ajudam aprofundar quem são os ouvintes, suas opiniões, hábitos de consumo em cada uma das regiões. Facilitando definir estratégias e o público-alvo para cada campanha. Outra característica é que o meio é essencial para se comunicar ações em mercados regionais, sendo muito eficiente para órgãos governamentais”, explica Valmyr Mateoli, diretor do Grupo FTPI, conglomerado de empresas que, desde a década de 80, fornecem suporte a agências e clientes para planejamento e compra de mídias.

Já o alcance é maior entre a população jovem. 91% dos entrevistados entre 15 e 19 anos declararam ouvir rádio por ao menos um minuto nos últimos 30 dias. Esse índice chega a 90% entre as pessoas de 20 a 49 anos. Todos os patamares relacionados à faixa etária estão acima da média geral, que é de 87% da população.

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