13Jan/11

Quase 40% dos brasileiros não têm conta bancária

Cerca de 40% da população brasileira não utiliza nenhum sistema bancário, ou seja, não possuem conta em banco, segundo a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

De acordo com os dados, os 39,5% que não têm conta bancária estão mais presentes nas regiões Norte e Nordeste.

Na região Norte, 50% de seus moradores são vinculados com uma agência bancária. No Nordeste, esse número é de 52,6%. Na região Sul, esse percentual cai para 30%.

Dos entrevistados sem conta bancária, pessoas com o Ensino Fundamental completo, mulheres com menos de 24 anos, trabalhadores com renda de até dois salários mínimos e das regiões Norte e Nordeste são os que mais desejam tê-la.

Ainda segundo a pesquisa, é possível notar que o público masculino tem a maior participação no sistema bancário brasileiro, sendo que 66% dos homens têm conta há cinco anos ou mais, ante 55,5% das mulheres.

Quando o assunto é idade, os principais clientes estão situados entre 35 e 44 anos (66,1%). A menor parcela, é dos jovens entre 18 e 24 anos, com participação de 51,9%.

Na renda, os resultados estão associados ao nível de escolaridade. Quanto mais avançado, maior o índice de inclusão no sistema bancário do país.

Especialistas do Ipea afirmam que a quantidade de excluídos no sistema bancário merece atenção. São pessoas de baixa renda e pouca escolaridade, mas uma parcela importante da economia do país.

O instituto destacou a importância da criação de produtos e serviços específicos para esta fatia da população, visando a incorporação ao sistema bancário.

Com informações da Folha.com

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados