13Jan/11

Quase 40% dos brasileiros não têm conta bancária

Cerca de 40% da população brasileira não utiliza nenhum sistema bancário, ou seja, não possuem conta em banco, segundo a pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

De acordo com os dados, os 39,5% que não têm conta bancária estão mais presentes nas regiões Norte e Nordeste.

Na região Norte, 50% de seus moradores são vinculados com uma agência bancária. No Nordeste, esse número é de 52,6%. Na região Sul, esse percentual cai para 30%.

Dos entrevistados sem conta bancária, pessoas com o Ensino Fundamental completo, mulheres com menos de 24 anos, trabalhadores com renda de até dois salários mínimos e das regiões Norte e Nordeste são os que mais desejam tê-la.

Ainda segundo a pesquisa, é possível notar que o público masculino tem a maior participação no sistema bancário brasileiro, sendo que 66% dos homens têm conta há cinco anos ou mais, ante 55,5% das mulheres.

Quando o assunto é idade, os principais clientes estão situados entre 35 e 44 anos (66,1%). A menor parcela, é dos jovens entre 18 e 24 anos, com participação de 51,9%.

Na renda, os resultados estão associados ao nível de escolaridade. Quanto mais avançado, maior o índice de inclusão no sistema bancário do país.

Especialistas do Ipea afirmam que a quantidade de excluídos no sistema bancário merece atenção. São pessoas de baixa renda e pouca escolaridade, mas uma parcela importante da economia do país.

O instituto destacou a importância da criação de produtos e serviços específicos para esta fatia da população, visando a incorporação ao sistema bancário.

Com informações da Folha.com

Últimas notícias do mercado
B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados