08Fev/10

Publicidade online deve bater recorde

A internet brasileira deve fechar 2009 registrando o maior volume de investimento publicitário de sua história, apesar da crise financeira mundial. A expectativa é de que o crescimento seja de 24% em comparação a 2008, alcançando R$ 940 milhões. Os dados foram levantados pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), entidade que trabalha em prol da difusão dos meios interativos.

Assim, o meio online deverá ser responsável por 4,2% do total investido pelo mercado publicitário no país em 2009. Em 2006, esse número era de 1,78%. Para Pedro Cabral, presidente no Brasil do IAB, a internet deve assumir o segundo posto no ranking de investimentos publicitários do Brasil, hoje ocupado pelos jornais.

Segundo a entidade, parte do crescimento de 2009 deve-se à forte expansão do setor, que não sentiu um impacto tão forte nas restrições orçamentárias em razão da crise mundial, como aconteceu com outros veículos.

A democratização no acesso à web no país pode impulsionar ainda mais os investimentos da publicidade. Atualmente, são 68,5 milhões brasileiros conectados, e a que mais cresce em participação é a classe C.

O Brasil também é o país que passa mais tempo conectado, com 24 horas e 48 minutos por mês, com 83% das conexões em banda larga em 2008.

De acordo com o levantamento do IAB, os investimentos em publicidade no Brasil são da ordem de:

  • TV aberta – 60,71%
  • Jornal – 14,29%
  • Revista – 7,64%
  • Rádio – 4,5%
  • Internet – 4,17%
  • TV paga – 3,67%
  • Mídia exterior – 2,97%
  • Guias e listas – 1,68%
  • Cinemas – 0,36%

Com informações do UOL Economia.

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