30Set/09

Publicidade on-line supera TV no Reino Unido

O relatório bianual da Internet Advertising Bureau (IAB) confirmou que a publicidade na web já ultrapassou a televisão no Reino Unido. A internet atrai já 24% da web local, contra 22% da TV. No Reino Unido, a maior emissora, a BBC, é estatal, e não recebe publicidade.

Em agosto de 2008, um relatório da Ofcom, entidade regulatória do mercado de comunicação do Reino Unido, havia indicado a liderança do on-line já em 2007, quando este tipo de publicidade havia crescido 40% e chegado a 19% do bolo.

De acordo com o Advertising Age, contribuem para este cenário a abundância de tecnologia de computação barata e alta penetração de banda larga, assim como o fato de que os anunciantes enfrentam barreiras como a proibição de estratégias de product placement durante os programas.

De qualquer forma, a publicidade on-line cresceu 4% no primeiro semestre de 2009, menos do que os 21% alcançados em 2008. “É uma marca significativa, porque é o primeiro mercado grande em que a publicidade on-line superou a TV”, disse à Reuters Guy Philipson, CEO do IAB do Reino Unido.

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