08Fev/12

Publicidade na web deve superar impressos até 2015

Segundo a Wark International Ad Forecast, a publicidade na web brasileira deve superar os investimentos com anúncios em jornais e revistas até 2015. A tendência seguiria o fenômeno já observado nas economias mais desenvolvidas.

A pesquisa mostra que, em 2012, os mercados emergentes garantirão o crescimento da publicidade. Tudo indica que o Brasil apresentará o quarto maior avanço, com 8,5%, entre os 13 países pesquisados pela Wark. O país ficaria apenas atrás da Rússia (16,5%), Índia (14%) e China (11,5%).

Em 2011, o Brasil ocupou a mesma posição e registrou avanço de 7,1%. O período foi marcado por decréscimos em algumas das principais economias.

O estudo diz que a internet puxará o crescimento dos anúncios globalmente, com variação positiva de 12,6% nos países do ranking, seguida por TV (5,3%), Outdoors (5,1%), Cinema (3,8%) e Rádio (2,9%).

Ainda segundo a Wark, revistas e jornais deverão apresentar queda em 2012, de 1,2% e 2%, respectivamente. Em território brasileiro, aposta-se que o aumento da publicidade online deverá ser de 23,8%. Jornais e revistas prometem avançar 3,6% e 6%, respectivamente.

“Apesar de ter apenas 6% dos gastos em publicidade no Brasil, a web avança muito rápido, de 20% a 50% todo ano desde que iniciamos a pesquisa. Todas as outras mídias têm perdido espaço para o online, principalmente impressos e rádio, embora a TV ainda seja dominante. Acredito que a internet superará os jornais e será a segunda maior mídia em publicidade até 2015″, avalia Suzy Young, editora de Informação da Wark.

Com informações do UOL Economia.

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