07Nov/11

Propaganda digital: conheça 10 boas práticas

O Interactive Advertising Bureal (IAB Brasil) disponibilizou ao mercado publicitário as “10 Boas Práticas entre Clientes e Agências de Comunicação Digital” para melhorar o relacionamento entre ambos. As práticas resultaram de uma série de discussões entre as 56 agências membros do grupo durante o ano de 2011.

As regras levantam temas como definição do budget, segmentação de público-alvo, prazos e integração com iniciativas de comunicação. “É uma visão 360 graus sobre as atividades entre empresas e suas agências, no intuito de conquistarmos um relacionamento transparente e mais maduro”, disse o diretor executivo do IAB Brasil, Ari Meneghini e Paulo Loeb, presidente do comitê.

Para contribuir com as regras, envie sua sugestão para o e-mail comunicacao@iabbrasil.org.br

Confira a lista:

1.    Verba disponível deve ficar clara. Se sua empresa inviste menos de 10% do budget de comunicação em mídia digital, vocês estão abaixo da média nacional. Considere os custos associados à produção de sites e manutenções mensais, presença em redes sociais, produção de peças de mídia e vídeos. Ao iniciar um projeto, informe à agência a ordem de grandeza, mesmo que estimada. Não dá para pensar um grande projeto com uma verba pequena.

2.    Identifique com clareza o público-alvo. H/M, 20-30, AB já deixaram de ser suficientes faz tempo para definirmos o target. Quanto mais informação comportamental, melhor. Compre pesquisas e/ou consult fontes de pesquisas comportamentais disponibilizadas por alguns institutos e na web.

3.    Defina os objetivos de negócios. Exemplo: aumento de vendas em x% em uma certa região, melhorar imagem dentro de um público, superar a concorrência em certo critério. Os objetivos devem ser discutidos e aceitos entre as partes. O anunciante deve dividir com seu fornecedor digital quais movimentos estão sendo feitos em outras frentes, para que consigam ter a real dimensão do seu papel e responsabilidade para atingir tais objetivos.

4.    Selecionar indicadores de sucesso. Não observe somente as métricas digitais (fãs no Facebook, seguidores no Twitter, visitas no site, tempo médio de navegação). Considere também indicadores de saúde de marca (um instituto de pesquisa tem importante contribuição) e, se possível, vendas. Quanto mais relacionado ao objetivo de negócio, melhor.

5. Respeite o prazo adequado para o desenvolvimento do trabalho. Estes prazos variam conforme a forma e complexidade, porém o bom senso na definição é imprescindível. Agência e cliente devem ter claros os processos, profissionais e recursos necessários ao desenvolvimento do projeto. Dica: a visibilidade de cronograma com datas e tarefas que já foram e que ainda virão ajuda e muito no entendimento e mantém a relação clara entre escopo e equipe.

6.  Identifique se há integração com outras iniciativas de comunicação. Muitas vezes diversas agências trabalham em conjunto com um mesmo cliente. Faça reuniões presenciais entre elas e o cliente a fim de atingir transparência e sinergia de ações, sempre sob coordenação direta do anunciante.

7.  Divida o histórico de resultados anteriores. Aprender sobre o que funcionou (ou não) no passado encurta o caminho para o sucesso. Aponte também os motivos do sucesso ou insucesso.

8. Considere divulgação do que será criado. Considere a hipótese de comprar mídia online para direcionar as visitas para um novo site, divulgação de vídeo ou conseguir relevância nas redes sociais. Use mídia comprada para ampliar rapidamente a visibilidade dos conteúdos produzidos para web. Aproveite a grande gama de veículos no meio digital.

9. “Juniorizar” as atividades digitais é um erro. Profissionais sêniores e tomadores de decisão precisam estar envolvidos no processo para garantir visão estratégica e consistência de resultados. Eles devem estar presentes em momentos de decisão. Profissionais podem ser especializados em web, mas com a visão do todo, serão mais completos e preparados para cargos de maior responsabilidade.

10. Sugira a sua boa prática enviando um e-mail para comunicacao@iabbrasil.org.br

Com informações do AdNews e do IAB Brasil.

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