Visando analisar o comportamento do usuário da web, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) criou o primeiro indicador brasileiro elaborado a partir de dados levantados na internet. O Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) traz na sua primeira edição (mês de abril) a seguinte informação: 62,3% dos consumidores aprovam produtos e serviços divulgados online.
Dentre os dados registrados, uma das principais conclusões foi a de que o setor de telecomunicações é principal motivo de reclamações dos internautas – apenas 45,6% dos comentários em abril para este setor foram positivos. O segmento varejista ficou como o mais elogiado (78,8%). Em seguida, aparece a fração dos bens de consumo (73,8%) e do financeiro (51% de citações favoráveis).
No varejo, o estudo mostra a aprovação do consumidor para lojas de departamento (72,1%) e supermercados (82%). A indústria automobilística (bens de consumo) alcançou satisfação de 69,8%, a categoria de bebidas registrou 79,6% e o item “cuidados pessoais” também foi bem avaliado, atingindo 83,6% de comentários positivos.
Com informações da Agência Estado e do Território Eldorado.