13Mar/19

O poder de influência dos YouTubers na publicidade

O poder de influência dos YouTubers na publicidade

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2016 para 2017, o percentual de domicílios no país com acesso à internet aumentou de 69,3% para 74,9%. Isso só comprova que os brasileiros gostam de estar conectados com o mundo. Você sabia que o consumo de vídeos online cresceu 135% por aqui nos últimos 4 anos? Com mais de um bilhão de usuários no mundo, o YouTube é a rede mais visitada para assistir a esse tipo de conteúdo.

Atentando-se aos números, as empresas enxergaram na plataforma oportunidades perfeitas para se comunicar de uma forma muito efetiva com o seu público-alvo, seja por meio de conteúdos no canal da marca ou utilizando a audiência orgânica dos influenciadores. Diferente da TV, onde os artistas se aproveitam do espaço e do público já existente, no YouTube os creators constroem sua audiência do zero, crescendo à medida que as pessoas se identificam com o conteúdo, o que torna o poder de persuasão muito maior.

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Por que utilizar YouTubers em campanhas publicitárias?

Como podemos ver, os YouTubers conquistaram os lares do país. Não é à toa que 2 canais brasileiros estão entre os 15 maiores do mundo: o do Kondzilla, com mais de 47 milhões de inscritos, e o do Whindersson Nunes, com mais de 35 milhões de inscritos. A comunicação direta, imediata e próxima faz com que o telespectador se identifique com o creator, desenvolvendo uma forte ligação. Para se ter uma ideia, 54% das pessoas dizem se conectar de forma mais íntima com os YouTubers, e que eles parecem ser mais acessíveis que outras celebridades. O poder de persuasão é tão grande que, segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo Google Consumer Survey, entre as pessoas que sabem quem são os YouTubers, eles só perdem para familiares e amigos no ranking de influenciadores de opinião.

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Vantagens de utilizar um YouTuber como porta-voz:

  • Com os YouTubers, a publicidade se tornou muito mais informativa. Se você está interessado em algum produto e quer saber mais sobre como ele funciona, se é bom ou não, basta acessar a plataforma para encontrar diversos vídeos detalhados sobre ele.
  • Por parecerem ser “gente como a gente”, o público costuma confiar muito mais em um creator do que naquilo que é dito diretamente pela marca.
  • A publicidade no YouTube em forma de entretenimento é uma poderosa estratégia, já que o usuário se vê completamente imerso em um canal que ele já admira e se identifica.

Marcas que já utilizaram YouTubers

Confira algumas marcas que utilizaram YouTubers em campanhas publicitárias de sucesso. Confira!

  • Claro: Christian Figueiredo (Eu fico Loko)
  • Tim: Kéfera (5incominutos)
  • Tresemmé: Camila Coelho
  • Salon Line: Felipe Neto
  • Seda: Rayza Nicácio
  • Casas Bahia: Desimpedidos
  • Samsung: Leon Martins e Nilce Moretto (Coisa de Nerd)
  • Ovomaltine: Kéfera (5incominutos), Christian Figueiredo (Eu fico Loko) e Castanhari (Canal Nostalgia)
  • Fanta: Polado (MrPoladoful), Christian Figueiredo (Eu fico Loko), Malena (malena010102), Haru (Haru Jiggly), Caju (CajuTV) e Pyong Lee

Agora que você já conhece o poder de influência dos YouTubers e pôde conferir algumas empresas que utilizaram essa estratégia, é hora de encontrar o influenciador perfeito para a sua marca com as nossas dicas. Mas, antes, saiba mais sobre esses criadores de conteúdo!

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Engana-se quem acha que apenas grandes marcas podem trabalhar com influenciadores. A mesma pesquisa realizada pelo Criadores iD mostra que com R$ 1.000 já é possível fazer alguma ação publicitária em 86,7% dos perfis no Twitter; 77,7% nos Stories; 77,1% no Facebook e 69,8% no Instagram. No YouTube, 50% dos creators cobram até R$ 5.000 por um vídeo especial na plataforma. Viu só? Não importa o tamanho do seu negócio, é possível sim trabalhar com influenciadores digitais sendo uma empresa pequena, média ou grande. Veja como escolher o creator ideal para alavancar sua marca!

5 dicas para encontrar o YouTuber ideal

  • Com quem sua marca quer se comunicar
    De nada adianta investir colocando sua marca em um canal onde o seu target não está. Por isso, antes de cogitar qualquer influenciador digital, levante sua buyer persona. E não se esqueça: quanto mais informações você tiver sobre ela, mais fácil será encontrar o comunicador ideal.
  • Analise o público predominante do YouTuber
    Para trazer resultados positivos, levante os canais que mais combinam com a sua marca e utilize sua buyer persona como filtro. Veja se há equivalência entre ele e os potenciais clientes que a sua empresa pretende atingir. Dica: o YouTuber escolhido será o “porta-voz” do seu negócio, então repare se ele utiliza a mesma linguagem que sua marca. As chances de identificação aumentam quando a comunicação está alinhada.
  • Não avalie apenas o número de inscritos/seguidores
    Muitos inscritos e seguidores fazem os olhos brilharem. Mas cuidado, isso não é tudo. Pode ser que valha mais a pena contratar um canal menor que tem a cara da sua empresa e trará leads de qualidade do que um maior que não possui tanta relevância no segmento que você pretende atingir.
  • Verifique o histórico do creator
    Busque notícias sobre o YouTuber que você se interessou e veja se ele não teve alguma atitude que de alguma forma vai contra os valores da sua marca. Exemplo: se sua loja vende produtos veganos, o ideal é escolher um YouTuber adepto a essa prática, caso o contrário você poderá ter muitas dores de cabeça.
  • Estipule um investimento máximo
    Como já falamos anteriormente, pequenas empresas podem utilizar YouTubers em suas estratégias, mas seja realista. Estipule o valor máximo que você está disposto a pagar e não abra mão dele. Por isso recomendamos que tenha mais de um canal na manga, para que você tenha outras opções caso a personalidade principal exceda sua verba destinada.
  • Conte com a ajuda de especialistas
    Quando se trata de mídia, todo cuidado é necessário. A boo-box/ftpi é uma empresa do Grupo FTPI, especialista em comercialização de mídia digital. Utilizamos toda nossa expertise para você obter excelentes resultados em suas campanhas.

Viu só o quanto sua empresa tem a ganhar com os YouTubers? Agora é hora de colocar tudo o que você aprendeu aqui em prática. E lembre-se: conte com o Grupo FTPI para planejar, negociar e programar sua campanha publicitária.

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