15Mar/18

Podcasts usam da espontaneidade para comunicar marcas

Muitos dizem que os podcasts são os novos blogs. Os canais de conteúdo em áudio já são consagrados no mercado norte-americano e começam a ganhar atenção crescente de anunciantes e veículos de mídia no Brasil. Os dados são animadores. Atualmente temos mais de 1,2 mil podcasts feitos no País. Outro dado, é que são ouvidos, em média, cinco canais por pessoa, de acordo com a PodPesquisa.

Em 2017, um estudo realizado pela IAB (Internet Advertising Bureau), em parceria com a PwC USA (PricewaterhouseCoopers), revelou que o investimento de marcas e agências na mídia disparou nos últimos anos. Só no ano passado foram injetados cerca de US$ 220 milhões em podcasts nos Estados Unidos e a tendência é que o valor em 2018 seja muito maior.

Entre as vantagens do áudio estão a fidelidade e atenção de sua audiência. O formato cresceu gradualmente e se tornou uma das mídias mais eficientes para transmissão de mensagens ente marcas e seus públicos. “As marcas já descobriram a relevância dos podcasts. O alcance é global, dependendo apenas da conexão com a internet. Além disso, o público é aberto a novidades e engajado. A maioria dos programas é veiculada semanalmente, gerando uma frequência de interação muito valiosa”, explica Marina Cunha, CEO da boo-box/ftpi, empresa do Grupo FTPI.

Diferente dos meios em que a marca fala dela própria, no podcast a mensagem do anunciante é passada por meio da voz do apresentador do programa. “A comunicação é espontânea, seguindo a linguagem natural do programa o que elimina diversas barreiras de resistência por parte dos ouvintes”, completa Marina.

A boo-box/ftpi é uma creative sales house, especializada em formatos e projetos publicitários digitais personalizados. Entre seus publishers estão formatos de grande sucesso, um deles é o “Nerdcast”, do Jovem Nerd. Há 12 anos no ar, registra em média, mais de 1 milhão de downloads por episódio. Com periodicidade semanal e duração de uma hora e meia, a ferramenta aborda temos como história, ciência, quadrinhos, tecnologia e games, entre outros.

A boo-box/ftpi também conta com a Podcast Network, rede que agrega dez programas consagrados pelo público e de grande potencial de crescimento. 99Vidas, Tecnocast, Braincast9, NaruHodo, Pouco Pixel, Mamilos, Código Aberto, Zing, Mupoca e Jogabilidade formam a rede e produzem conteúdo sobre os mais diversos assuntos. “Cada podcast é único, tem sua própria linguagem, estrutura e assinatura editorial”, finaliza a CEO.

Confira os podcasts que os colaboradores da boo-box/ftpi acompanham:

  • “O meu podcast preferido é o NerdCast. Escuto muito e acho os temas abordados sempre muito interessantes. É impressionante como eles são atualizados, comentando sobre tudo com muita propriedade. Isso sem falar da produção, que deixa cada episódio sempre mais atrativo” – Jacqueline Sanches, executiva de Vendas da boo-box/ftpi Minas Gerais
  • “Costumo ouvir frequentemente. Sigo uma média de dez, como “NerdCast”, “RapaduraCast”, os podcasts do B9 principalmente o “Debate de Bolso”, “99 Vidas”, “Não Ouvo”, entre outros. Gosto pelo fato de ser uma mídia que você pode ouvir em qualquer lugar, no carro, no trabalho. O grande diferencial do podcast como meio são os episódios mais longos, com média de uma hora de duração, permitindo ter temas debatidos com mais propriedade e profundidade, além de conversas descontraídas e opiniões” – Pedro Andrade, planner da boo-box/ftpi.
  • “Gosto muito e ouço os podcasts “GunCast” e “Keep Learning Schook”, de Murilo Gun, humorista, palestrante e empreendedor. Os canais são recheados de insights sobre empreendedorismo, criatividade e inovação. Os debates e dicas tem tudo a ver com o meu dia a dia” – Heric Duarte, executivo de vendas da FTPI Nordeste.
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