09Mar/20

Podcasts: Brasil é o segundo país com maior avanço no formato

Podcasts: Brasil é o segundo país com maior avanço no formato

Os podcasts se tornaram um fenômeno no mundo todo. Segundo o Spotify, entre abril de 2017 e abril de 2018, houve um aumento médio de 330% no número de ouvintes de programas diários desse tipo no agregador. A empresa também estima que em breve 20% de todo o consumo de áudio da plataforma será de conteúdo não musical. Agora, outra pesquisa veio para mostrar que o Brasil também está por dentro dessa tendência.

De acordo com o estudo State of the Podcast Universe Report, feito pela Voxnest, agência norte-americana de consultoria para podcasters, o país foi o segundo que mais teve crescimento no formato, 85%, ficando atrás apenas da Argentina. Os programas em língua portuguesa foram os que registraram maior aumento percentual entre janeiro e novembro – 91,13%.

Podcasts no mundo

Cenário do formato no Brasil

Influenciadores que fizeram carreira no Youtube e agora também se tornaram podcasters contribuíram muito para o salto na produção e consumo de podcasts no país, afinal contam com um público fiel. Muitos compartilham o programa também na plataforma de vídeo, com imagens ou apenas áudio, ampliando seu alcance.

O jornalismo é outro responsável por impulsionar o sucesso desse tipo de produção por aqui. Grandes empresas investem na produção de programas no formato, como a Globo, que lançou 16 programas nos últimos meses, UOL, Estadão e Folha.

Podcasts no Brasil

Mídia

Com base em dados do IAB e PwC, a Voxnest notou que houve um aumento nos anúncios programáticos no formato – 0,7% em 2017 para 1,3% em 2018. Quando comparado com 2018, é possível perceber um crescimento de 42% na receita via anúncios em podcasts nos Estados Unidos, com um faturamento de US$ 678 milhões.

Para este ano, a empresa prevê que mais mercados irão aderir ao formato, enquanto a diferença entre podcasters profissionais e independentes se tornará ainda mais notável. Também é possível que outros players menos conhecidos ganhem destaque, podendo chegar a espaços onde nem o Spotify ou a Apple Podcasts dominam.

Os podcasts nunca foram tão populares no Brasil, e o número de ouvintes tende a crescer ainda mais em 2020. Aproveite todo o potencial e inclua esse formato no seu planejamento de mídia. A boo-box/ftpi, empresa do Grupo FTPI, é agente comercial dos podcasts de maior audiência do país. Fale conosco e buscaremos as melhores opções para alavancar as vendas da sua empresa!

Últimas notícias do mercado
Estudo global mostra como novas gerações consomem notícias Levantamento da Comscore mostra que jovens se informam pelas redes sociais e não querem pagar para acessar conteúdo. Instagram supera Facebook em interação de usuários, aponta pesquisa Levantamento da Socialbakers revela que o número de interações foi quase 20 vezes maior no período analisado. Por que as pessoas gostam tanto de seguir influenciadores? Estudo do Diário de Campo Pesquisa buscou entender o que motiva milhões de pessoas a acompanharem digital influencers. Podcasts: Brasil é o segundo país com maior avanço no formato Produção cresceu 85% entre janeiro e novembro de 2019 no país, segundo a Voxnest. IBOPE atualiza a representatividade do ponto de audiência televisiva Com base nas novas estimativas populacionais, instituto alterou os dados de medição nos 15 principais mercados do país. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2020 | © Todos os direitos reservados