04Jan/13

PIB per capita avança mais de 50% em quatro regiões

De acordo com um levantamento realizado pela Brookings Institution, o Brasil tem 13 das 300 principais regiões metropolitanas do mundo. O estudo foi realizado pela entidade sem fins lucrativos e elaborado em conjunto com o banco americano JP Morgan Chase. A ideia era ajudar investidores a tomarem decisões sobre abertura ou ampliação de negócios no País.

O estudo comprova a descentralização da economia brasileira nos últimos anos, já que o PIB per capita cresceu pelo menos 33% em todas as 13 regiões metropolitanas. Em Grande Vitória, Recife, Curitiba e Baixada Santista a ampliação passou de 50%.

Segundo Jill Wilson, pesquisador sênior da Brookings, os dados comparam a situação do Brasil em 1990 e 2012. Para ele, a economia brasileira ainda é muito concentrada no litoral.  “Apenas Manaus e Brasília não estão localizadas na costa. A maioria das regiões metropolitanas brasileiras tem uma renda per capita inferior à de países desenvolvidos, exceto Brasília.”

Wilson observa que o PIB per capita da região metropolitana de São Paulo é equivalente ao de Portugal e ultrapassa o da região metropolitana do Porto. Mesmo assim, corresponde a apenas três quartos do PIB per capita de Lisboa.

Ele destaca a perda de espaço da indústria de manufatura na economia nacional, que caiu de 20% em 1990 para 16% em 2012. No período a fatia de segmentos como agricultura, mineração, hotéis, serviços financeiros e serviços de informação aumentou.

Com informações do R7 / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados