04Jan/13

PIB per capita avança mais de 50% em quatro regiões

De acordo com um levantamento realizado pela Brookings Institution, o Brasil tem 13 das 300 principais regiões metropolitanas do mundo. O estudo foi realizado pela entidade sem fins lucrativos e elaborado em conjunto com o banco americano JP Morgan Chase. A ideia era ajudar investidores a tomarem decisões sobre abertura ou ampliação de negócios no País.

O estudo comprova a descentralização da economia brasileira nos últimos anos, já que o PIB per capita cresceu pelo menos 33% em todas as 13 regiões metropolitanas. Em Grande Vitória, Recife, Curitiba e Baixada Santista a ampliação passou de 50%.

Segundo Jill Wilson, pesquisador sênior da Brookings, os dados comparam a situação do Brasil em 1990 e 2012. Para ele, a economia brasileira ainda é muito concentrada no litoral.  “Apenas Manaus e Brasília não estão localizadas na costa. A maioria das regiões metropolitanas brasileiras tem uma renda per capita inferior à de países desenvolvidos, exceto Brasília.”

Wilson observa que o PIB per capita da região metropolitana de São Paulo é equivalente ao de Portugal e ultrapassa o da região metropolitana do Porto. Mesmo assim, corresponde a apenas três quartos do PIB per capita de Lisboa.

Ele destaca a perda de espaço da indústria de manufatura na economia nacional, que caiu de 20% em 1990 para 16% em 2012. No período a fatia de segmentos como agricultura, mineração, hotéis, serviços financeiros e serviços de informação aumentou.

Com informações do R7 / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados