04Jan/13

PIB per capita avança mais de 50% em quatro regiões

De acordo com um levantamento realizado pela Brookings Institution, o Brasil tem 13 das 300 principais regiões metropolitanas do mundo. O estudo foi realizado pela entidade sem fins lucrativos e elaborado em conjunto com o banco americano JP Morgan Chase. A ideia era ajudar investidores a tomarem decisões sobre abertura ou ampliação de negócios no País.

O estudo comprova a descentralização da economia brasileira nos últimos anos, já que o PIB per capita cresceu pelo menos 33% em todas as 13 regiões metropolitanas. Em Grande Vitória, Recife, Curitiba e Baixada Santista a ampliação passou de 50%.

Segundo Jill Wilson, pesquisador sênior da Brookings, os dados comparam a situação do Brasil em 1990 e 2012. Para ele, a economia brasileira ainda é muito concentrada no litoral.  “Apenas Manaus e Brasília não estão localizadas na costa. A maioria das regiões metropolitanas brasileiras tem uma renda per capita inferior à de países desenvolvidos, exceto Brasília.”

Wilson observa que o PIB per capita da região metropolitana de São Paulo é equivalente ao de Portugal e ultrapassa o da região metropolitana do Porto. Mesmo assim, corresponde a apenas três quartos do PIB per capita de Lisboa.

Ele destaca a perda de espaço da indústria de manufatura na economia nacional, que caiu de 20% em 1990 para 16% em 2012. No período a fatia de segmentos como agricultura, mineração, hotéis, serviços financeiros e serviços de informação aumentou.

Com informações do R7 / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
5 tendências de mídias sociais para ficar ligado em 2018 Entre as plataformas que conectam marcas e consumidores, as mídias sociais estão longe de perder o posto no ano que vem Consumo de TV aumenta 1 hora nos últimos 10 anos Emissoras como TV Diário do Ceará são exemplos de como os conteúdos multiplataformas tem impulsionado o meio Poder dos influenciadores digitais vai além da geração Y Pesquisa revela que quase ¼ dos pais da geração Y são influenciados por personalidades digitais Planejamento de mídia sem fronteiras entre online e off-line Veículos multiplataforma mudam a maneira de pensar o planejamento e compra de mídia em todo o País OOH investe em dados para aumentar sua credibilidade Setor de mídia out of home foi o que mais cresceu neste ano e investe em dados para aumentar credibilidade Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados