10Jun/11

PIB cresce e consumo diminui no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil expandiu 1,3% no primeiro trimestre de 2011, em relação ao período final do ano anterior. E este crescimento é ainda maior quando os números atuais são comparados aos do primeiro trimestre de 2010: 4,25%. Os percentuais foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando espelhado no ano passado, o crescimento do PIB é atribuído principalmente à ampliação do setor de serviços, que avançou 4%. Já na comparação com o trimestre anterior, quem alavanca o acréscimo são a agropecuária (aumento de 3,3% gerado pelas safras de soja, milho, arroz e algodão) e a indústria (2,2%).

Segundo o levantamento do IBGE, a despesa de consumo das famílias teve variação de 0,6% (no trimestre anterior foi de 2,3%) e a da administração pública cresceu 0,8%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que corresponde aos investimentos feitos no país, cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2011 (comparado com o fim do ano passado) e avançou 8,8% na checagem com o primeiro trimestre de 2010.

Tanto as exportações quanto as importações de bens e serviços registraram quedas de 3,2% (receita de R$ 100,6 bilhões) e 1,6% (R$ 112,1 bilhões), respectivamente. A alta já era esperada por analistas financeiros. Eles ainda indicam que o segundo trimestre deve registrar desaceleramento graças às medidas do governo para conter a expansão da economia, como o aumento dos juros.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021 O seguimento deve movimentar US$ 13 bi em publicidade no mundo, segundo a PwC Produção de bens de capital tem alta de 1,5% em abril Segundo IBGE, a fabricação de bens de consumo duráveis também teve um aumento esse ano Varejo apresenta crescimento no 1º trimestre de 2017 Segundo dados do IBGE, os números são superiores aos do último trimestre de 2016 Impacto da televisão continua forte entre os consumidores Pesquisa da Kantar Media descreve o comportamento do consumidor nas plataformas de mídia atuais Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados