10Jun/11

PIB cresce e consumo diminui no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil expandiu 1,3% no primeiro trimestre de 2011, em relação ao período final do ano anterior. E este crescimento é ainda maior quando os números atuais são comparados aos do primeiro trimestre de 2010: 4,25%. Os percentuais foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando espelhado no ano passado, o crescimento do PIB é atribuído principalmente à ampliação do setor de serviços, que avançou 4%. Já na comparação com o trimestre anterior, quem alavanca o acréscimo são a agropecuária (aumento de 3,3% gerado pelas safras de soja, milho, arroz e algodão) e a indústria (2,2%).

Segundo o levantamento do IBGE, a despesa de consumo das famílias teve variação de 0,6% (no trimestre anterior foi de 2,3%) e a da administração pública cresceu 0,8%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que corresponde aos investimentos feitos no país, cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2011 (comparado com o fim do ano passado) e avançou 8,8% na checagem com o primeiro trimestre de 2010.

Tanto as exportações quanto as importações de bens e serviços registraram quedas de 3,2% (receita de R$ 100,6 bilhões) e 1,6% (R$ 112,1 bilhões), respectivamente. A alta já era esperada por analistas financeiros. Eles ainda indicam que o segundo trimestre deve registrar desaceleramento graças às medidas do governo para conter a expansão da economia, como o aumento dos juros.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados