10Jun/11

PIB cresce e consumo diminui no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil expandiu 1,3% no primeiro trimestre de 2011, em relação ao período final do ano anterior. E este crescimento é ainda maior quando os números atuais são comparados aos do primeiro trimestre de 2010: 4,25%. Os percentuais foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quando espelhado no ano passado, o crescimento do PIB é atribuído principalmente à ampliação do setor de serviços, que avançou 4%. Já na comparação com o trimestre anterior, quem alavanca o acréscimo são a agropecuária (aumento de 3,3% gerado pelas safras de soja, milho, arroz e algodão) e a indústria (2,2%).

Segundo o levantamento do IBGE, a despesa de consumo das famílias teve variação de 0,6% (no trimestre anterior foi de 2,3%) e a da administração pública cresceu 0,8%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que corresponde aos investimentos feitos no país, cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2011 (comparado com o fim do ano passado) e avançou 8,8% na checagem com o primeiro trimestre de 2010.

Tanto as exportações quanto as importações de bens e serviços registraram quedas de 3,2% (receita de R$ 100,6 bilhões) e 1,6% (R$ 112,1 bilhões), respectivamente. A alta já era esperada por analistas financeiros. Eles ainda indicam que o segundo trimestre deve registrar desaceleramento graças às medidas do governo para conter a expansão da economia, como o aumento dos juros.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados