16Ago/10

Pesquisa traça perfil dos solteiros paulistanos

Dos 74 milhões de solteiros brasileiros, cerca de 2,2 milhões residem na cidade de São Paulo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), baseados no censo de 2000.

Para identificar o perfil comportamental e as relações de consumo dos solteiros paulistanos, a Bridge Research realizou uma pesquisa com moradores da capital pertencentes às classes A, B, C e D.

Foi verificado o comportamento dos solteiros paulistanos com idade entre 18 e 24 anos, em uma pesquisa concluída no ano passado. Da base entrevistada – 510 moradores da cidade de São Paulo – 19% têm entre 18 e 24 anos; desse total, 71% são solteiros. Nessa faixa etária, 45% fazem parte das classes A e B e 44% à C e D. Quanto à renda mensal, esses paulistanos ganham em média R$ 3.506, aproximadamente 14% a mais do que os casados com 40 anos ou mais.

Sobre a escolaridade, nessa faixa etária (até 24 anos), 81% possuem o ensino médio a superior completo contra 59% dos casados. Os demais solteiros paulistanos têm entre 25 e 29 anos (13%); 30 a 39 anos (25%); e acima de 40 anos (43%).

De acordo com Renato Trindade, presidente da Bridge Research, entre os solteiros paulistanos de 18 a 24 anos (classes A e B), 79% deles adoram encontrar marcas e produtos antes das outras pessoas; 35% se consideram influenciadores (já que as demais pessoas acham que eles são fonte segura de informação); e 38% aceitam pagar mais caro por marcas e produtos originais.

Trindade diz ainda que 30% afirma que prefere produtos éticos, o que indica a valorização de marcas com comprometimento socioambiental.

Quando a questão são os interesses pessoais, 47% dos solteiros gostam de se aprofundar em temas da sua preferência; 31% têm áreas de interesse pouco convencionais e dizem ter a dificuldade de explicar para as pessoas o que fazem e gostam; e 30% são mais convencionais – buscando informações em revistas e sites.

A pesquisa integra o trabalho permanente da Bridge Research, que estuda o comportamento das pessoas e as diferenças entre as diversas gerações frente à evolução do mercado consumidor.

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