23Nov/18

Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil?

Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil?

Não é novidade que o Brasil é um dos países com o maior número de carros por pessoa, certo? O investimento na indústria automobilística nos últimos anos fez com que o país chegasse à marca de um veículo para cada quatro habitantes, o que é uma média bem maior do que muitos outros lugares no mundo. Há dez anos, esse patamar era de um para cada sete pessoas.

Tirando as nações pequenas, que têm uma população menor que 10 milhões de moradores, nós ocupamos a 16ª posição na lista de maior número de veículos para cada habitante. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, com exceção da cidade de Porto Walter, no Acre, todas as 5.569 cidades restantes no Brasil têm ao menos um carro, o que mostra como a presença desse tipo de transporte está difundida por todas as regiões do país.

As cidades do ABC paulista, por exemplo, é onde circula a maior frota, com 2 veículos para cada 3 habitantes. Lá, além da malha rodoviária extensa e da necessidade de locomoção até a capital, São Paulo, a forte presença de montadoras ajuda a fazer do carro uma paixão coletiva, fenômeno que se repete Brasil afora.

Mas o que isso tem a ver com publicidade? Tudo! Esse é um dos segmentos que mais cresce no país, e o investimento das empresas em propagandas para os novos modelos é um dos mais altos no mundo. Dados de 2013 mostram que de todas as cidades no Brasil, somente 19 tiveram contração no número de carros, totalizando uma frota de 4,5 milhões de veículos rodando por aí, e todos os anos, mais uma leva de brasileiros completa 18 anos e já pode começar a pensar em tirar a primeira habilitação. Logo, o setor está em franca expansão!

Mas, apesar de serem os responsáveis por renovar a frota de motoristas, sabia que não são os jovens que compram mais carros no Brasil? E é por isso que as empresas têm apostado com força em informações e dados estratégicos para esse setor, para descobrir a melhor maneira de atingir o público-alvo e sair na frente da concorrência.

Quem compra?

Por ser um dos ramos mais importantes para os brasileiros, o setor automotivo desperta interesse em públicos de diferentes idades e gostos. Os anúncios publicitários de carros estampam revistas, outdoors e propagandas na televisão, além de marcarem presença em grandes eventos do país, como jogos de futebol ou durante o Carnaval.

Essa diversificação do tipo de publicidade em que as empresas investem acontece porque a carteira de clientes de cada montadora de carros aqui no Brasil também é variada. Para começar, os maiores compradores, 37%, são pessoas com idade entre 35 e 39 anos, segundo dados coletados pelo Google e pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave, em 2015.

Só que isso não quer dizer que sejam os únicos: os jovens de 18 a 24 anos vêm atrás, com a fatia de 29%. Ou seja: é preciso direcionar os investimentos em publicidade para esses dois tipos de compradores!

O que também influencia é o gênero: mais da metade dos donos de carros no Brasil são mulheres, que correspondem a 58% e crescem a cada ano. E mesmo quando o veículo não é delas, como esposas ou companheiras, elas também têm poder de decisão sobre a compra. E isso se complementa com o fato de que quase 70% dos brasileiros donos de carros são casados, já que a rotina familiar é uma das que mais precisa de um veículo.

Outro dado interessante é que 75% do total de vendas feitas no país são para pessoas das classes A e B. Então, na hora de segmentar uma campanha, esse também é um fator que precisa ser levado em consideração pelas montadoras, principalmente as que têm um portfólio diversificado de modelos, que atendem todos os tipos de públicos.

Conhecer bem o consumidor é a chave para acertar em cheio na publicidade que vai chamá-lo a comprar o produto, e a venda de carros não fica fora disso. O Grupo FTPI oferece suporte para agências de publicidade e também empresas de todos os portes planejarem e programarem suas campanhas sem dispersão, usando os meios certos, os veículos ideais e com a verba do tamanho exato. Entre em contato e conheça mais sobre os nossos serviços!

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