10Abr/13

Paulistanos têm só 10% da renda livre para novos gastos

A renda dos paulistanos chegou a um nível de comprometimento alarmante segundo Claudio Felisoni, presidente do Programa do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA). Uma pesquisa da entidade revelou que os consumidores entrevistados têm apenas 10% do rendimento familiar disponível para novos gastos.

Os fatores responsáveis por comprometer os orçamentos das famílias paulistanas são os gastos com educação (21,1%), alimentação (21%) e crediário (16,4%).

A consciência financeira do consumidor sofreu mudanças, pois o levantamento aponta que 21% dos entrevistados conseguiram poupar algum valor nos três primeiros meses de 2013 ante 28% no quarto trimestre de 2012. A poupança (96%), o CDB (2%), o dólar (1%) e o ouro (1%) foram os investimentos preferidos. A média de valor aplicado foi de R$ 1,1 mil.

De abril a junho, 32% dos consultados pela pesquisa esperam poupar algum valor. A média pretendida é de R$ 1.287,37.

Os paulistanos devem financiar a compra de materiais de construção (81,4%), seguido de automóveis (80,8%) e móveis/artigos de cama, mesa e banho (75%).

A pesquisa, feita com 500 consumidores na cidade de São Paulo, estuda a intenção de compras e gastos em diversas categorias, assim como a utilização do crédito nas compras de bens duráveis.

Com informações de Vanessa Stecanella, de O Estado de S. Paulo. / Adaptação: Equipe FTPI | Negócios em Mídia | Mídia Regional.

Últimas notícias do mercado
Conheça as novidades do Facebook e do Instagram Mark Zuckerberg anunciou durante a conferência anual de desenvolvedores do Facebook ferramentas para incrementar a experiência com as redes sociais. 5 dicas para turbinar seu planejamento digital Estratégias simples podem definir uma trajetória online de sucesso. Clique e confira 5 dicas preciosas para criar um planejamento digital! Anunciantes: o que muda no Facebook após o escândalo da Cambridge Analytica Como as mudanças na política de privacidade da rede social podem afetar o desempenho das campanhas de marcas Humor na publicidade: até que ponto vale a graça O humor sempre foi um dos pilares mais fortes da publicidade, mas é preciso acertar na dose para garantir sucesso Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados