17Jan/11

Mulheres são maioria nas universidades brasileiras

Dentre os estudantes matriculados no ensino superior, as alunas do sexo feminino são maioria. O dado é válido tanto para a modalidade presencial (55,1%) quanto para a educação a distância (EAD) (69,2%) e fazem parte do Censo da Educação Superior de 2009.

Dos alunos que concluem o curso, as mulheres também são predominantes: 58,8% em cursos presenciais e 76,2% em EAD.

Até 2008, a pesquisa considerava o estudante somente a partir da matrícula, isto é: um aluno que tinha mais de uma matrícula era contado mais de uma vez. No Censo de 2009, aplicou-se um novo conceito de aluno, como o sujeito vinculado à educação superior.

Em cursos presenciais, o perfil do estudante é de uma mulher, com 21 anos, que ingressou na faculdade aos 19, por meio de vestibular. Ela irá formar com idade média de 23 anos, numa faculdade particular, em um curso de bacharelado.

Em cursos a distância, o estudante-padrão também é mulher, mas que entra na graduação mais velha, com 28 anos, formando-se com 31. A forma de ingresso mais comum é o vestibular e a instituição de ensino é privada, o que muda é o tipo de curso preferido: licenciatura.

O número total de estudantes matriculados em 2009 chegou a 5,9 milhões. Dos quais 36.294 entraram em instituições públicas por algum tipo de cota. O ingresso por cota de escola pública acontece com maior frequência (69%), seguido pelo de critério étnico (25%) e pelo critério de renda familiar (4%).

Com informações do UOL Educação.

Últimas notícias do mercado
B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados