17Jan/11

Mulheres são maioria nas universidades brasileiras

Dentre os estudantes matriculados no ensino superior, as alunas do sexo feminino são maioria. O dado é válido tanto para a modalidade presencial (55,1%) quanto para a educação a distância (EAD) (69,2%) e fazem parte do Censo da Educação Superior de 2009.

Dos alunos que concluem o curso, as mulheres também são predominantes: 58,8% em cursos presenciais e 76,2% em EAD.

Até 2008, a pesquisa considerava o estudante somente a partir da matrícula, isto é: um aluno que tinha mais de uma matrícula era contado mais de uma vez. No Censo de 2009, aplicou-se um novo conceito de aluno, como o sujeito vinculado à educação superior.

Em cursos presenciais, o perfil do estudante é de uma mulher, com 21 anos, que ingressou na faculdade aos 19, por meio de vestibular. Ela irá formar com idade média de 23 anos, numa faculdade particular, em um curso de bacharelado.

Em cursos a distância, o estudante-padrão também é mulher, mas que entra na graduação mais velha, com 28 anos, formando-se com 31. A forma de ingresso mais comum é o vestibular e a instituição de ensino é privada, o que muda é o tipo de curso preferido: licenciatura.

O número total de estudantes matriculados em 2009 chegou a 5,9 milhões. Dos quais 36.294 entraram em instituições públicas por algum tipo de cota. O ingresso por cota de escola pública acontece com maior frequência (69%), seguido pelo de critério étnico (25%) e pelo critério de renda familiar (4%).

Com informações do UOL Educação.

Últimas notícias do mercado
Investimentos em publicidade digital alcançarão US$ 9 bi na América Latina Segundo relatório apresentado pela eMarketer, gastos devem crescer mais de 14% neste ano. Terceira idade: conheça a geração que mais cresce no Brasil Dados mostram que a população acima dos 60 anos está cada vez mais ativa, produtiva e conectada. Kantar mapeia as tendências de mídia para 2019 Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e tecnologia de voz estão entre as previsões reveladas no estudo global. O poder de influência dos YouTubers na publicidade Conheça o papel dos criadores de conteúdos da maior plataforma de vídeo online e como encontrar o creator ideal para sua marca. 7 dicas para planejar o marketing em datas comemorativas Veja como as marcas podem aproveitar ao máximo essas ocasiões especiais para vender mais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados