17Jan/11

Mulheres são maioria nas universidades brasileiras

Dentre os estudantes matriculados no ensino superior, as alunas do sexo feminino são maioria. O dado é válido tanto para a modalidade presencial (55,1%) quanto para a educação a distância (EAD) (69,2%) e fazem parte do Censo da Educação Superior de 2009.

Dos alunos que concluem o curso, as mulheres também são predominantes: 58,8% em cursos presenciais e 76,2% em EAD.

Até 2008, a pesquisa considerava o estudante somente a partir da matrícula, isto é: um aluno que tinha mais de uma matrícula era contado mais de uma vez. No Censo de 2009, aplicou-se um novo conceito de aluno, como o sujeito vinculado à educação superior.

Em cursos presenciais, o perfil do estudante é de uma mulher, com 21 anos, que ingressou na faculdade aos 19, por meio de vestibular. Ela irá formar com idade média de 23 anos, numa faculdade particular, em um curso de bacharelado.

Em cursos a distância, o estudante-padrão também é mulher, mas que entra na graduação mais velha, com 28 anos, formando-se com 31. A forma de ingresso mais comum é o vestibular e a instituição de ensino é privada, o que muda é o tipo de curso preferido: licenciatura.

O número total de estudantes matriculados em 2009 chegou a 5,9 milhões. Dos quais 36.294 entraram em instituições públicas por algum tipo de cota. O ingresso por cota de escola pública acontece com maior frequência (69%), seguido pelo de critério étnico (25%) e pelo critério de renda familiar (4%).

Com informações do UOL Educação.

Últimas notícias do mercado
Google Marketing Platform, a nova plataforma para publicidade online Conheça a ferramenta que promete otimizar o planejamento e administração das campanhas de marketing da sua empresa. Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens Outdoors, placas e telas de LCD estão ganhando espaço na publicidade por serem tão eficientes quanto as redes sociais quando o assunto é conversar com os mais novos. Como o blockchain promete revolucionar o marketing digital Tecnologia usada para a base de dados descentralizada das moedas digitais traz transparência e praticidade ao mercado publicitário. Como a TV on demand e a TV por assinatura aprenderam a caminhar juntas Inimigas nos tempos modernos? Nada disso! Veja como a TV on demand chegou para completar a TV por assinatura. Engajamento digital: como jogadores de futebol ajudam no seu negócio Com milhares de seguidores nas redes sociais, a imagem dos craques de futebol pode ser usada pela sua empresa para alcançar consumidores. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados