13Mai/11

Mulheres são maioria na conquista de emprego

O percentual de mulheres que ingressaram no mercado de trabalho em 2010 foi maior do que o de homens, segundo pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho. A alta no período foi de 7,28% para elas e de 6,7% para eles. Mesmo assim, o segundo grupo continua sendo maioria.

Enquanto o número de trabalhadores passou de 24,13 milhões (2009) para 25,75 milhões no ano passado, o de trabalhadoras foi de 17,01 milhões para 18,31 milhões. Os homens também continuam recebendo os maiores salários. A remuneração média deles é de R$ 1.876,58, contra R$ 1.553,44 conquistados por elas.

Houve ampliação ainda no número de empregos na faixa etária de 50 a 64 anos e acima dos 65 anos – a criação de postos de trabalho teve elevação de 10,28% e 12,77%, respectivamente. Há oito anos, a faixa representava 16,7% da força de trabalho; o percentual subiu para 21,8% na média do primeiro trimestre de 2011.

O Norte e o Nordeste foram as regiões do país que mais geraram empregos. O Nordeste teve um crescimento de 7,93% de postos de trabalho, e o Norte apresentou uma alta de 9,9%. O estudo aponta a construção das usinas Jirau e Santo Antônio como a explicação principal do avanço registrado pelas duas localidades.

A pesquisa também mostrou que o Brasil bateu recorde na criação de emprego formal no ano passado com a geração de 2,861 milhões de vagas. Este é o maior número apurado desde 2007, ano que registrou a oferta de 1,617 milhão de empregos. O número de trabalhadores formais no Brasil é de 44,068 milhões – com a soma dos aposentados e pensionistas, o total alcança 66,747 milhões.

Com informações de Ana Carolina Oliveira do Folha.com.

Últimas notícias do mercado
B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados