16Mar/11

Mídias sociais interferem no modo de assistir TV

Oito em cada dez jovens usuários de internet móvel no Reino Unido, menores de 25 anos, utilizam o Facebook, Twitter ou outra rede social, via celular, para comentar simultaneamente o que assistem na televisão. A informação é de pesquisa realizada pela agência de marketing Digital Clarity, que chama o novo movimento de TV Social.

O estudo detecta que há a criação de um diferente campo de participação e interação. Nestes “locais” se consegue extrair feedbacks de programação, obter análise de merchandising e, ainda, desenvolver espaços de comercialização de produtos e serviços. Segundo a agência, a nova conexão tem impacto sobre publicidade e programação, pois chama atenção principalmente dos anunciantes interessados no público jovem.

Descobrir como alcançar essa fatia da audiência, de acordo com Raggie James, fundador da Digital Clarity, diminui um dos grandes problemas que o mercado televisivo possuía. “Até 12 meses atrás, a TV estava enfrentando dificuldades para atingir o mercado mais jovem, devido à disponibilidade cada vez maior de canais de comunicação“, observa James.

A pesquisa destaca também que a TV social faz dos programas televisivos eventos online que precisam ser assistidos de imediato e que a audiência quer participar da “conversa”. O buzz gerado, por exemplo, através do Twitter acaba muitas vezes delimitando os caminhos das atrações. James acrescenta que resta às companhias de TV saber aproveitar o lucrativo e atrativo mercado.

O próprio presidente-executivo do Twitter, Dick Costolo, enxergou esse potencial da conexão ao declarar que as conversas online transformam programas televisivos em verdadeiros eventos. No Brasil, o Big Brother, da Rede Globo, fica facilmente entre os assuntos mais discutidos no microblog em dias de eliminação ou prova importantes do reality show.

A ABC, transmissora oficial do Oscar em 2011, ao notar a nova demanda utilizou durante a exibição do prêmio a internet para fazer uma cobertura à parte, mostrando os bastidores aos usuários das mídias sociais. Ela seguiu uma forte tendência, pois nos EUA pesquisa semelhante, feita em parceria pela Nielsen e o Yahoo!, constatou que 86% dos internautas do oeste do Atlântico se comunicam em tempo real durante as transmissões de televisão.

Com informações da FOLHA.COM e Adnews

Últimas notícias do mercado
Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Investimento em publicidade deve crescer 3,3% no Brasil Apesar da crise econômica, investimentos globais podem crescer 4,2% no próximo ano, aponta pesquisa do Warc Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil Consumidores querem experimentar novas tecnologias na hora da compra, entre elas estão o 3D e a Realidade Virtual Crise está alterando hábitos de consumo, segundo estudo A Kantar Worldpanel revela que brasileiro está mais estressado e opta por simplicidade na hora da compra O Live Marketing está alavancando empresas no Brasil Pesquisa da Ampro e da SSK, revela como o setor movimenta R$ 44 bilhões em meio a crise financeira do país Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2016 | © Todos os direitos reservados