06Set/18

Mídias OOH se reinventam para fisgar a atenção dos mais jovens

Mídias OOH para atingir o público jovem

Sabia que existe um tipo de mídia tão eficiente quanto a internet para alcançar a atenção do público jovem tão desejada pela sua empresa?

Apesar do senso comum apontar que a faixa etária mais nova só gosta de ficar ligada na internet e nos aparelhos móveis, a pesquisa Mídia Dados Brasil de 2018 mostra um cenário um pouco diferente: além da televisão, que representa 85% daquilo que os jovens consomem de publicidade, as mídias out of home, ou OOH, também têm um grande impacto na vida deles.

Esse tipo de propaganda já é popular não somente aqui no Brasil, mas no mundo inteiro. E o mais interessante é que, apesar de parecer um pouco careta quando comparado com as mídias mais modernas e seus recursos, o OOH tem se reinventado para continuar a cair no gosto do pessoal mais novo.

Por isso, é um dos meios tradicionais que continua a crescer de forma consistente nos últimos dez anos, e a previsão é de que isso continue ainda por um bom tempo. Mas, afinal, o que é OOH e como a sua empresa pode usar essa mídia para se comunicar com o público mais novo?

Conheça o OOH

As mídias OOH nada mais são do que outdoors, cartazes ou placas espalhadas por pontos estratégicos da cidade. O objetivo é que elas fiquem à vista das pessoas que passam por esses lugares, seja o ponto de ônibus, o metrô ou uma vitrine de loja. O que vale é ser um lugar de bastante movimento e, de preferência, do tipo que a pessoa tenha tempo para ficar olhando.

Em São Paulo, por exemplo, cidade em que os outdoors são proibidos por lei, as agências de publicidade e outras empresas do setor apostam bastante nos meios de transporte para captar a atenção dos mais jovens, com cartazes e peças publicitárias que dialoguem com esse público.

Por lá, esse segmento do OOH representa 62% de tudo o que as empresas usam desta mídia. A intenção é colocar a marca na visão da pessoa quando ela está no caminho do trabalho ou da faculdade, de maneira a impactar não somente esporadicamente, como seria uma propaganda online, por exemplo, mas todos os dias em que ela estiver fazendo aquele trajeto.

Novidades do setor

E, além dos formas mais tradicionais de utilizar as mídias OOH, tem muita gente apostando na mistura dela com os meios digitais, como é o caso dos painéis e telas LCD que já podem ser vistos em centros comerciais, em elevadores e até na lateral de alguns prédios nas capitais e grandes cidades brasileiras.

De acordo com o Mídia Dados Brasil 2018, esse tipo de canal de comunicação atinge 34% do público jovem de São Paulo e tem apresentado crescimento sólido nos últimos anos, o que é explicado pela versatilidade dessa mídia, que mistura a propaganda de TV com técnicas visuais dos veículos online.

Duas empresas que têm apostado fortemente nesse tipo de publicidade aqui no Brasil são o Google e a Tickets For Fun, que acharam um nicho interessante principalmente em pontos de ônibus das grandes cidades brasileiras.

Com propagandas rápidas e chamativas, o Google apresenta pequenos clipes que simulam uma busca no site, que poderia ser do interesse de quem está esperando por um ônibus em um terminal, por exemplo. Já a Tickets For Fun usa esses espaços para promover shows e outros eventos, que conversam diretamente com o público mais jovem.

Seja com outdoors tradicionais ou com painéis interativos dentro de um shopping center, as mídias OOH são uma aposta para quem precisa atingir uma faixa etária mais nova e não quer depender das redes sociais para isso. Aliando o novo com o tradicional, algumas agências e anunciantes parecem estar encontrando o caminho certo para isso.

Conte com o Grupo FTPI para ajudar a planejar, programar e negociar sua campanha em todos os meios, inclusive em OOH. Somos 3 empresas especializadas em serviços de mídia, prontas para trabalhar com você para alavancar seus resultados.

Últimas notícias do mercado
TV aberta lidera em investimentos de publicidade Dados do Cenp mostram que o meio esteve novamente no topo da lista no primeiro semestre de 2018, com mais de 60% dos investimentos, seguido pela internet, com cerca de 14% do total. Prepare-se para os principais eventos de publicidade e marketing de 2019 Inovação, tecnologia, tendências de consumo, marketing digital e muito mais para você se manter atualizado o ano inteiro. B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso em suas campanhas publicitárias. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados