20Mar/09

Mídias ocupam 82 horas por semana dos brasileiros

A pesquisa “O Futuro da Mídia”, realizada pela empresa de consultoria Deloitte, revela que os consumidores gastam 82 horas por semana utilizando diferentes tipos de mídia e entretenimentos tecnológicos. Os mais influentes em todos os grupos ainda são os anúncios em TV, que ficaram com 75% das respostas. Com 57%, os anúncios em revistas aparecem em segundo lugar. Logo em seguida, temos os veiculados de forma online, que registraram 45%, e em jornais, com 30%. Os celulares ocupam a quinta posição com 19%.

O estudo está na sua terceira edição e espera traçar um cenário sobre o relacionamento entre consumidores e mídia, além de identificar quais as tendências para os próximos anos. Esta é a primeira vez que o Brasil aparece no levantamento, que informações sobre os mercados dos Estados Unidos, Japão, Alemanha e Grã-Bretanha. Foram consultadas cerca de 9 mil pessoas no total e, no Brasil, foram ouvidas 1.022 pessoas.

A TV ainda aparece como a mídia mais influente. A pesquisa mostrou que 37% dos entrevistados têm o hábito de não fazerem mais nada enquanto assistem televisão, os outros 63% conciliam a TV com outras atividades. Para 44%, a mais comum é acessar a internet, enquanto 38% leem, escrevem e mandam e-mails. Usar o telefone, celular (33%) ou fixo (30%), também é um comum.

Na pesquisa, a internet revela-se uma importante ferramenta de veiculação de anúncios. Os mecanismos de buscas foram considerados os mais influentes, como 70% das respostas. Sobre os anúncios em mídia impressa, 84% dos entrevistados disse gostar de ler revistas impressas mesmo com a disponibilidade de edições on-line. Seis em cada dez entrevistados dizem prestar mais atenção nos anúncios em revistas do que naqueles veiculados em internet.

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