14Jun/12

Mídia brasileira cresce em ritmo de China

Em 2016, ano em que o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos, o Brasil já será a sétima nação no ranking de investimentos em mídia e em entretenimento, segundo relatório da PwC. Naquele ano, o investimento girará em torno de US$ 64,8 bilhões. E até 2016, para atingir esse patamar, o setor de mídia e entretenimento no Brasil promete crescer 10,6% ao ano. Só a China tem um ritmo de crescimento mais rápido do que esse, sendo a terceira maior economia do setor e conseguindo sustentar uma elevação nos investimentos de mais de 12% ao ano.

Os resultados compõem o extenso relatório Global Entertainment & Media Outlook, da PwC. Resultado de uma profunda pesquisa e estudos feitos em 48 países, o levantamento faz um balanço do setor no ano anterior (nesse caso, 2011) e tem como referência as receitas acumuladas por 13 diferentes segmentos de mídia e de entretenimento.

De acordo com a PwC, em 2011 os gastos no Brasil nesse setor alcançaram os US$ 39,168 bilhões. Hoje, o Brasil ocupa a nona posição no ranking geral das nações analisadas pela PwC (veja abaixo). Em 2016, graças aos frutos da Copa do Mundo, de 2014, das Olimpíadas do Rio de Janeiro, e também em razão da própria melhoria da economia e do consumo interno, o País deverá ultrapassar Canadá e Itália, assumindo a sétima posição no ranking global de mídia e entretenimento.

Globalmente, o investimento no setor deverá passar do US$ 1,6 trilhão (movimentado em 2011) para US$ 2,1 trilhões, em 2016. Confira a lista dos dez maiores países (em investimentos em comunicação, mídia e entretenimento) e os valores movimentados em 2011 (em bilhões):

1- Estados Unidos – US$ 463,9
2- Japão – US$ 192,8
3- China – US$ 109,0
4- Alemanha – US$ 99,3
5- Reino Unido – US$ 83,4
6- França – US$ 77,1
7- Itália – US$ 46,1
8- Canadá – US$ 44,2
9- Brasil – US$ 39,2
10- Coreia do Sul – US$ 38,6

Com informações de Bárbara Sacchitiello, do M&MOnline / Adaptação: Equipe FTPI.

Últimas notícias do mercado
Consumidores brasileiros estão mais otimistas para 2017 Pesquisa identificou o percentual de pessoas que pretendem ir as compras no natal e o comportamento de consumo Investimento em publicidade deve crescer 3,3% no Brasil Apesar da crise econômica, investimentos globais podem crescer 4,2% no próximo ano, aponta pesquisa do Warc Autoatendimendo deve crescer em três anos no Brasil Consumidores querem experimentar novas tecnologias na hora da compra, entre elas estão o 3D e a Realidade Virtual Crise está alterando hábitos de consumo, segundo estudo A Kantar Worldpanel revela que brasileiro está mais estressado e opta por simplicidade na hora da compra O Live Marketing está alavancando empresas no Brasil Pesquisa da Ampro e da SSK, revela como o setor movimenta R$ 44 bilhões em meio a crise financeira do país Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2016 | © Todos os direitos reservados