Representantes do mercado publicitário e da indústria da alimentação participam hoje, quinta-feira (20), de uma audiência pública na Anvisa. A discussão é em torno algumas ações da entidade, que, segundo os publicitários, estaria legislando sobre publicidade e propaganda de forma ilegal.
A diretoria colegiada da Anvisa estava em vias de colocar em prática uma nova norma para limitar a liberdade das empresas para anunciar produtos alimentícios com quantidade elevadas de açúcar, gordura saturada, gordura trans, sódio e bebidas com baixo teor nutricional.
Segundo o Sindicato das Agências de Propaganda do Distrito Federal, afiliado da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) a iniciativa da Anvisa seria ilegal, já que legislar sobre a publicidade é responsabilidade do Congresso Nacional.
Estão presentes também na audiência: ABA (Associação Brasileira de Anunciantes); Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão); Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) e ANJ (Associação Nacional de Jornais).