20Jun/17

Mercado nacional de mídia deve crescer 4,6% ao ano até 2021

No dia 07 de junho, foi apresentada em São Paulo, a 18ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2017/2021, da PwC. O estudo, orientado pelas transformações no consumo de conteúdo de mídia multiplataforma, mostrou que o mercado brasileiro deve crescer 4,6% ao ano até 2021, totalizando US$ 43,7 bi. O crescimento é superior à média global, que segue em 4,2%, prevendo receita de US$ 2,23 trilhões nos próximos cinco anos.

No ano anterior, a expectativa era de que o saldo no segmento de mídia e entretenimento no país crescesse com taxa anual de nacional era de 6,6%, e no mundo, 4,4%. Os líderes são os que tem mais experiência no mercado e mais desenvolvidos, Estados Unidos em primeiro, seguido por China, Japão, Alemanha e Reino Unido. O Brasil ocupa a décima posição.

O levantamento também mostrou que os meios tradicionais lideram os investimentos publicitários no setor de mídia e entretenimento. O budget total de 2016 no Brasil foi de R$ 10 bilhões, 80% foi direcionado para o setor, com a TV aberta liderando com 51% do montante.

“O Brasil é o país da TV aberta. É onde a penetração desse meio é monumental, assim como seu poder econômico e a capacidade de inserir tendências. Ela não vai a reboque. É quem lidera o processo”, argumentou Carlos Giusti, sócio da PwC. O meio internet segue em segundo lugar no ranking de investimento publicitário, representando 27% do bolo.

Os valores direcionados para plataformas digitais devem crescer 11,9% ao ano até 2021, chegando a US$ 3,6 bi. Nas mídias tradicionais, o crescimento é de 3,5%. O consumo de conteúdos ligados a games e música vem crescendo, refletindo nos números da pesquisa. No Brasil isso se torna ainda maior, diante da oferta de acesso à internet, sobretudo, mobile.

Jogos para dispositivos móveis, por exemplo, terão crescimento de 17% até 2021. Mas segundo Giusti, o acesso à internet ainda precisa ser melhorado, refletindo diretamente no desempenho do setor.

“Não é possível aumentar o consumo de mídia ou em publicidade sem disponibilizar internet para as pessoas. A televisão continua importante e vai continuar sendo, porém o consumo não é puramente sobre plataforma, mas conteúdo, sobre vídeo, e para isso é preciso disponibilizar acesso”, destacou Giusti.

A pesquisa reuniu dados de 54 países e 17 áreas do mercado, mostrando que, apesar da instabilidade política e econômica no Brasil, o mercado nacional manteve números positivos.

Com informações do Propmark | Adaptação: Equipe FTPI

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