18Ago/11

Mercado editorial brasileiro cresce 8,12%

No ano passado, o mercado editorial brasileiro teve ampliação de 8,12%, totalizando R$ 4,5 bilhões de arrecadação. Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP divulgados em pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

De acordo com o estudo, o aumento de títulos contribuiu com a manutenção da queda no preço dos livros, que vem sendo registrada desde 2004. Esta diminuição foi de 4,42% (2009 para 2010). “É gratificante observar que o preço do livro no Brasil vem mantendo uma tendência de queda. Isso estimula o crescimento do número de leitores e desenha um futuro com mais educação, cultura e efetivo desenvolvimento”, disse Karine Pansa, presidente da CBL.

Em faturamento, os números não foram tão animadores: a ampliação foi de apenas 2,63% sobre 2009 (levando em conta variação de 5,35% do IPCA Livro em 2010). Considerando-se compras de governo e entidades sociais, o crescimento foi de 2,99% (abaixo da variação do IPCA).

Ano passado foram vendidos 437.945.286 livros contra os 387.149.234 que saíram das livrarias em 2009. A publicação de 54.754 títulos em 2010 representou aumento de 24,97% em relação ao ano anterior. Deste número, 18.712 títulos eram novos. No mercado, 63,7% das compras continuam sendo realizadas nas livrarias e 21,66% na venda porta a porta.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
Expectativa de baixa inflação deixa consumidores otimistas A confiança reflete a melhora das perspectivas em relação ao emprego e situação financeira, diz pesquisa Gerações X, Y e Z são os desafios das marcas da atualidade Estudo realizado pela Kantar Millward mostra também o desempenho das mídias tradicionais e o destaque da TV Novos hábitos de consumo no Brasil podem ser definitivos Pesquisa da PwC mostra que consumidores pesquisam mais os preços antes da compra Pesquisa aponta a relevância do meio rádio Kantar Ibope Media revelou alcance do rádio e mostra o perfil comportamental da audiência Compra de mídia em SP passa de 5.600 anunciantes em 2016 Estudo realizado pela Kantar mostra que a capital paulista recebeu mais de R$ 28 bilhões em campanhas publicitárias Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Porto Alegre (51) 3231-5222
Compartilhe
web by Citrus7 2017 | © Todos os direitos reservados