18Ago/11

Mercado editorial brasileiro cresce 8,12%

No ano passado, o mercado editorial brasileiro teve ampliação de 8,12%, totalizando R$ 4,5 bilhões de arrecadação. Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP divulgados em pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

De acordo com o estudo, o aumento de títulos contribuiu com a manutenção da queda no preço dos livros, que vem sendo registrada desde 2004. Esta diminuição foi de 4,42% (2009 para 2010). “É gratificante observar que o preço do livro no Brasil vem mantendo uma tendência de queda. Isso estimula o crescimento do número de leitores e desenha um futuro com mais educação, cultura e efetivo desenvolvimento”, disse Karine Pansa, presidente da CBL.

Em faturamento, os números não foram tão animadores: a ampliação foi de apenas 2,63% sobre 2009 (levando em conta variação de 5,35% do IPCA Livro em 2010). Considerando-se compras de governo e entidades sociais, o crescimento foi de 2,99% (abaixo da variação do IPCA).

Ano passado foram vendidos 437.945.286 livros contra os 387.149.234 que saíram das livrarias em 2009. A publicação de 54.754 títulos em 2010 representou aumento de 24,97% em relação ao ano anterior. Deste número, 18.712 títulos eram novos. No mercado, 63,7% das compras continuam sendo realizadas nas livrarias e 21,66% na venda porta a porta.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
Investimentos em publicidade digital alcançarão US$ 9 bi na América Latina Segundo relatório apresentado pela eMarketer, gastos devem crescer mais de 14% neste ano. Terceira idade: conheça a geração que mais cresce no Brasil Dados mostram que a população acima dos 60 anos está cada vez mais ativa, produtiva e conectada. Kantar mapeia as tendências de mídia para 2019 Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e tecnologia de voz estão entre as previsões reveladas no estudo global. O poder de influência dos YouTubers na publicidade Conheça o papel dos criadores de conteúdos da maior plataforma de vídeo online e como encontrar o creator ideal para sua marca. 7 dicas para planejar o marketing em datas comemorativas Veja como as marcas podem aproveitar ao máximo essas ocasiões especiais para vender mais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2019 | © Todos os direitos reservados