18Ago/11

Mercado editorial brasileiro cresce 8,12%

No ano passado, o mercado editorial brasileiro teve ampliação de 8,12%, totalizando R$ 4,5 bilhões de arrecadação. Os dados são da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP divulgados em pesquisa encomendada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).

De acordo com o estudo, o aumento de títulos contribuiu com a manutenção da queda no preço dos livros, que vem sendo registrada desde 2004. Esta diminuição foi de 4,42% (2009 para 2010). “É gratificante observar que o preço do livro no Brasil vem mantendo uma tendência de queda. Isso estimula o crescimento do número de leitores e desenha um futuro com mais educação, cultura e efetivo desenvolvimento”, disse Karine Pansa, presidente da CBL.

Em faturamento, os números não foram tão animadores: a ampliação foi de apenas 2,63% sobre 2009 (levando em conta variação de 5,35% do IPCA Livro em 2010). Considerando-se compras de governo e entidades sociais, o crescimento foi de 2,99% (abaixo da variação do IPCA).

Ano passado foram vendidos 437.945.286 livros contra os 387.149.234 que saíram das livrarias em 2009. A publicação de 54.754 títulos em 2010 representou aumento de 24,97% em relação ao ano anterior. Deste número, 18.712 títulos eram novos. No mercado, 63,7% das compras continuam sendo realizadas nas livrarias e 21,66% na venda porta a porta.

Com informações do M&M Online.

Últimas notícias do mercado
B2B, B2C e D2C: estratégias específicas para cada modelo de negócio Conhecer as particularidades de cada público-alvo é a chave para criar estratégias de sucesso. Qual é o perfil de quem compra carro no Brasil? Empresas do setor automobilístico precisam conhecer bem o seu target para poder direcionar melhor o investimento em propaganda. Internet das Coisas (IoT): saiba como usá-la para se conectar ao consumidor Acesso à rede a partir de diferentes objetos pode ajudar marcas a entenderem as necessidades do seu cliente. 4 fatores que influenciam os consumidores Conhecer os hábitos do seu consumidor é a chave para acertar no tom da publicidade e chamar a atenção dele ao seu produto. 6 tecnologias que prometem facilitar a vida do publicitário Conheça as plataformas que podem ajudar a melhorar o desempenho de uma marca nas redes sociais. Veja mais
FTPI
FTPI São Paulo (11) 2178-8700
FTPI Brasília (61) 3035-3750
FTPI Rio de Janeiro (21) 3852-1588
FTPI Nordeste (81) 2128-4350
FTPI Belo Horizonte (31) 2105-3609
FTPI Curitiba (41) 3026-4100
FTPI Campinas (19) 3296-6224
FTPI Goiânia (62) 98129-0250
FTPI Porto Alegre (51) 99284-2534
Compartilhe
web by Citrus7 2018 | © Todos os direitos reservados